domingo, 26 de janeiro de 2014

Quando nada dá certo... O Jeito é improvisar.



Fui chamada, para atender um paciente, por uma técnica de enfermagem, ele não queria tomar as medicações prescritas pelo médico. Recusava-se veementemente.


O que seria na verdade sua recusa?Pensei. Bom, fui até lá com o objetivo de não só convencê-lo a auxiliá-lo no tratamento, como também descobrir o porquê da sua recusa.


Era um paciente idoso, sem comprometimento das AVD´S (Atividades de vida diárias), com independência para deambular,ou seja, andar. Alimentava-se, vestia-se e tomando banho sozinho.


Após ser explicado o tratamento, ele não se mostrou acessível ao dialogo. Então, deitado como estava, virou-se para a parede. Fim de ‘’papo’’! Foi o seu recado não-verbal.


Falei em relação à necessidade de cooperar no tratamento, sobre a importância das medicações e quanto à recusa em aceitar ao tratamento médico.


Ele de costa e em silêncio permaneceu. Só que lembrei que ele estava usando uma bermuda com o emblema do Clube do Remo, o "Leão do Norte". Um dos clubes de maior torcida no Estado do Pará juntamente com o Clube do Paysandu.


Como costumo dizer, quando nada dá certo é melhor improvisar. Então, falei que todo remista é corajoso, destemido, determinado. Medo é para os fracos. Não para um remista de coração. E uma vez leão... O medo sai correndo..Ele riu e eu também.


O vínculo terapêutico havia sido estabelecido. Houve a empatia e ele aceitou tomar a medicação.Uhuuuu...pensei...Leãoooo...rs !!!


Então, fui até a técnica de enfermagem e comuniquei-a da aceitação. Ela ficou admirada e desconfiada ao mesmo tempo. Mas,foi até à enfermaria "Clarindo Martins".


Ao voltar, perguntou-me o que havia feito para ter conseguido convencê-lo. Eu, simplesmente disse que: Quando se tem amor por alguém, o coração, até só em ouvir o nome da pessoa amada, a razão parece voltar em meio à loucura. Você pensa até em ter ouvido, o silêncio falar... Leão é Leão. Seja em campo ou em cima de um leito de hospital. Só quem ama, sabe que o amor fala mais alto que o medo.


Muitas vezes, precisamos que alguém nos elogie. Que diga que é interessante o que fazemos, para despertar em nós a vontade de voltar a repetir o feito.


E você?? Você aí, minha (meu) amiga(o)... O que desperta em você a vontade de viver ??? Pense nisso! Ok!!


Até a próxima !!!

Bjs da Alda


Visite, curta e compartilhe: