domingo, 12 de junho de 2016



Hoje é o dia dos namorados! Ficamos nos perguntando o que escrever em nosso diário e decidimos optar por contar como surgiu esta comemoração. Pesquisamos em vários sites e encontramos no site da "Infoescola" informações muito interessantes. Vamos deixar o "link" abaixo, caso você queira dar um pulinho por lá. Então, vamos à pesquisa. Vou citar, abaixo, dois parágrafos do site para começar a nossa conversa de hoje.

...... "Uma das lendas sobre a origem remete à época anterior ao nascimento de Jesus Cristo. Na Roma antiga, o Dia dos Namorados teve início quando o imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens.... O objetivo era diminuir o número de homens casados e ter mais soldados em seu contingente. Insatisfeito com a proibição, o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos escondidos. Após descoberto, foi preso e condenado à morte. Na prisão, Valentinus apaixonou-se por uma moça cega, filha do carcereiro. Com um milagre, ele recuperou a visão de sua amada e deixou-lhe uma carta antes de ser decapitado. No bilhete, lia-se "do seu Valentinus". Foi desta frase que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim), data comemorada, até hoje, nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro."

"No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. A data não foi escolhida por acaso. No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor. A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.

Desde então, casais apaixonados trocam presentes como chocolates, flores, ursinhos de pelúcia, cartões e outras lembranças para reafirmar o amor e o carinho que sentem todo dia 12 de junho."

E qual a mensagem que queremos deixar para você com esta origem do Dia dos Namorados? Simples ... o slogan acima diz: " não é só com beijos que se prova o amor”. Certo? Simmmmm! Certíssimo !!!  A nossa opinião é que o amor é como uma caixinha repleta de itens indispensáveis para uma relação se manter duradora e verdadeira, os quais podemos citar alguns: respeito, sinceridade, carinho, lealdade, companheirismo, amor, fidelidade e tantos outros. Mas, consideramos o mais importante de todos a fidelidade. Como um relacionamento poderá perdurar por vários anos se você perder a confiança no outro? E como conseguir de volta quem já perdeu de seu amado ou amada esta confiança? Acreditamos que volte a se restabelecer quando a pessoa que perdeu a confiança passe a acreditar de novo no seu amado ou amada. Quanto tempo? Pode variar de coração a coração, mas uma coisa é certa. O amor verdadeiro não precisa ser provado apenas com presentes, que é uma forma de demonstrar que a data é importante para o casal, mas acima de tudo deve ser provado com atitudes e com a sinceridade do coração.

Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaa o Dia dos Namorados !!!! E viva o amor !!!

Vi e Alda


Fonte:
http://www.infoescola.com/curiosidades/origem-do-dia-dos-namorados-no-brasil