terça-feira, 26 de dezembro de 2023

AVC X Tai chi Chuan

 



Lendo a Revista ‘’Saúde é Vital’’, escolhi entre tantos artigos... ’’Tai chi e Ioga evitam o segundo AVC’’.

Pois bem, fiz durante 1 mês Tai Chi, mas confesso que foi bem complicado, para não dizer ‘’complicadíssimo’’. É uma arte milenar excelente, mas na época que estava na faculdade não me fez tão bem. Qual o motivo? Estava praticamente um ‘’fio desencapado’’, pois estava no período de entrega de TCC.

Como dizem os jovens: ‘’Não curti muito’’! Porém valeu para testar os meus limites do corpo e da mente. A mestra era muito disciplinada e equilibrada, mas a cada ‘’ libere sua energia’’, ‘’sinta a vida fluir no seu corpo’’ e ‘’esvazie-se de si’’... Eu estava fixa no relógio de parede, que acredito não deveria estar ali e pensava: ‘’Este relógio está demorando para passar ! (rsrs)

Mas, vamos lá! O artigo foi escrito por André Biernath. Fala que tanto o Tai Chi quanto a Ioga são práticas de origem oriental e que podem ser utilizadas como prevenção contra um novo AVC.

Quanto ao artigo, a chance dos 40% de pacientes que já tiveram o primeiro episódio de  ter o segundo AVC é grande. Bem, o uso de remédio e mudança de estilo de vida podem ser parte do tratamento.

O certo é que pesquisadores australianos (Universidade Monash) comprovaram que o Tai Chi e a Ioga podem ser fortes aliados na prevenção, pois os estudos mostraram que ambos favorecem a regulação da pressão arterial e baixam o colesterol, minimizam a ansiedade e depressão, segundo a médica Tharshanah Thayabaranathan.

Enfim, para quem se identifica com as práticas orientais, agora já tem motivos para começar as aulas...Enquanto eu...Zennnnnn quem sabe um dia!(rsrs).


Alda de Cássia
  
*Arte:Vitória de Cássia