quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Livro: Feliz Ano Novo!



Confesso que este foi o primeiro livro que li em português e em chinês, ou melhor, em mandarim, pois na china o mandarim é a língua oficial. O livro é ‘’ Feliz Ano Novo – Um passeio pela cultura chinesa’’, de Inty Mendoza e Mônica Krausz, com as lindas ilustrações de Girotto & Santana, lançado pela editora Escrituras e que faz parte da coleção Escritinha.


Bem, o livro conta a história de um menino chamado João, que vai com os pais morar na China, em Pequim. Durante a arrumação da sua mala,entre outras coisas, ele colocou a sua camisa da seleção brasileira.

Ao chegar em Beijing, ele conheceu sua professora de mandarim que é  ‘’Rã’’. Ele até pensou que seria aluno de uma ‘’sapa’’, mas os pais comunicaram que era assim que o nome ‘professora’’ era escrito em mandarim.

Pois bem, a história é cheia de surpresas e de pura cultura chinesa e existe uma lenda que explica a tradição dos chineses na simbolização do Ano Novo que lá é em fevereiro e não em janeiro como no Brasil.

Impressionante é que viajei até a China, com suas tradições culturais, em 43 páginas ricamente ilustradas e com uma história apaixonante. Convido você a ler na íntegra.

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Livraria Cultura