terça-feira, 26 de junho de 2018

VOCÊ SABIA - O poder da música






Olá tudo bem? Na torcida que sim! Vamos conversar de novo? Por onde começo?  Ando pensativa a respeito das coisas que me rodeiam. Hoje, vou falar a respeito do poder da música. Acabei de achar por onde começar. Rs!

O que fiz para chegar neste tema? Foi a mudança de hábito. Mana vive falando para mim o poder da música na vida dela. Ela amaaaaaaaaaa músicas clássicas, tanto que desenvolve trabalhos utilizando a música como intervenção terapêutica em seus trabalhos diários em uma Instituição e outro em um hospital. Também gosto deste estilo, mas não ouvia mais com frequência. E olha que fizemos anos de ballet clássico quando éramos mais novas.

Vamos lá ! Em uma pesquisa na Internet encontrei no site "Brasil 247" um artigo muito curioso a respeito do poder da música com o tema "O poder da música. As mil e uma virtudes dos sons musicais". Vou deixar abaixo alguns trechos na íntegra do artigo para que você fique tão curioso (a) como eu e decida dar um pulinho no site para apreciar a pesquisa e ler o artigo até o final.

Um dos trechos que gostei foi este aqui. Que cita uma fala do filósofo Nietzsche, que diz mesmo assim: “Sem a música a vida seria um erro”

Outro trecho é este ... "Diz um antigo ditado que “a música amansa as feras”. Ela tem um efeito poderoso sobre nós. Uma melodia, mesmo as mais simples, é capaz de despertar nossas emoções, trazer um sorriso para nossos rostos, fazer-nos esquecer por alguns momentos as preocupações do dia a dia.

Sabe-se agora que a música não é um recurso que deve ser usado apenas para despertar nossos sentimentos: entre outras coisas, ela serve também para promover a aprendizagem e melhorar a memória. Logo abaixo damos um pequeno elenco dos efeitos que a música exerce sobre nós. Foi elaborado a partir das conclusões de vários estudos feitos por pesquisadores do mundo todo. A lista nos ajuda a entender por que, segundo a pesquisadora norte-americana Carol Krumhansl, especializada dos efeitos psicológicos da música no ser humano, “a música transmitida de geração em geração forma as nossas memórias autobiográficas, preferências e reações emocionais”, fenômeno que ela chama de “choque de reminiscência”.
Vou citar abaixo os "dez efeitos pouco conhecidos do poder da música" que esta no artigo do Site para que lhe desperta a curiosidade.  Rs

1 – Desempenho esportivo
2 – Nascimentos prematuros
3 – Plantas deprimidas
4 – Lesões cerebrais
5 – Atração e repulsão
6 – Proteção dos ouvidos
7 – Moléstias cardíacas
8 – Adolescentes difíceis
9 – Alfabetização e resgate social
10 – Promoções subliminares

Cito na íntegra um deles para mostrar o quanto é interessante este tema abordado no artigo.

Nascimentos prematuros – "A boa música (de qualidade alta, não agressiva, harmoniosa) pode constituir um suave pano de fundo para as longas permanências em incubadeiras e nas maternidades a que são obrigados os bebês nascidos antes do término normal de uma gravidez. Pesquisadores canadenses observaram que proporcionar música aos recém nascidos prematuros ajuda os pequeninos a suportar melhor a dor e encoraja melhores hábitos alimentares, favorecendo o aumento de peso. Os gêneros preferidos? A música clássica – com as composições de Mozart em primeiro lugar –, e os sons que recordam os batimentos cardíacos da mãe e os ruídos abafados que o bebê percebe quando está dentro do útero: estes últimos favorecem o sono dos bebês prematuros quando estão internados nos hospitais."

Uma boa indicação de leitura !

Abs,
Vitória de Cássia

Fonte e imagem: www.brasil247.com
Por: Luis Pellegrini