segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Olimpíadas da Superação.





"Somos todos Olímpicos" ... sim !!!!  Com muito orgulho !!!  Somos brasileiras, paraenses, amamos ler e admiramos os esportes. Desde pequenas, gostávamos de Educação Física. Chegamos a saltar obstáculos, a praticar voleibol e handebol na escola e na universidade. Nadar, andar de bicicleta e patins, corrida de saco e por ai nossa infância caminhava. (rs). Não temos o que reclamar da infância e sim agradecer, pois a paixão pelos esportes começou de lá.

Nossa homenagem a todos os atletas olímpicos. Como não temos espaço para colocar as fotografias de todos os atletas, representamos uma parte deles neste mural acima.

Convidamos nosso associado, Márcio Rodrigues, para falar um pouco do que ele achou das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.

Bjs,
Vi e Alda

As Olimpíadas no Rio de Janeiro terminaram. Alguns fatores positivos podem ser destacados. Um deles foi a realização no Brasil de um grande evento, com a oportunidade de milhares de brasileiros poderem assistir em seu país um evento esportivo desta magnitude. Outro fator foi a satisfação de atletas brasileiros competirem no seu país de origem. De fato, pôde-se perceber a alegria deles em estar competindo no Brasil.

Mas além nesta questão dos atletas brasileiros, observei a dedicação deles e sua vontade de representar com paixão e dignidade sua nação. O exemplo da Rafaela no judô e dos atletas baianos na canoagem e no boxe foram altamente significativos, pois pessoas simples enfrentando diversas dificuldades, conseguiram chegar ao pódio sendo reconhecidas por todo o Brasil.

Estes exemplos de superação e força de vontade destes atletas deu a nós brasileiros uma alegria muito grande. Pois é possível dentro de certas condições de treinamentos, haver real possibilidade de sucesso.

Mesmo atletas que não conseguiram medalhas foram aplaudidos e reconhecidos em seus esforços, dando também um maior sentimento de brasilidade, já que havia paraenses, cariocas, catarinenses e outros torcendo por atletas de localidades de estados diferentes. O que importava era torcer pelo Brasil.

Estas Olimpíadas do Rio mostraram mais ainda que os esportes são um dos meios para dar oportunidades às crianças e adolescentes brasileiros, dando a eles objetivos importantes na vida, valorizando a saúde e o bem estar, o espírito de companheirismo, de trabalho em equipe e do amor à nação. E, em um país onde vemos tanta violência, com jovens envolvidos em atitudes ilícitas, o esporte pode ser um dos caminhos para combater o envolvimento da juventude no mundo da violência e dos vícios.

Por fim, quero ressaltar o exemplo dos atletas mundiais como Bolt e Phelps que participaram pela última vez do grande evento olímpico e que atraíram multidões do Brasil e até mesmo muitos torcedores de outros países que vibraram com eles em cada conquista, deixando de lado a questão nacionalista e focando no esporte em si e seus grandiosos ídolos.    

Parabéns aos atletas brasileiros que se portaram dentro do verdadeiro espírito olímpico, assim como aos brasileiros que estiveram apoiando nossos atletas e valorizando os esportes.  

Abraços,


Márcio Rodrigues