segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Crença e crendices


É interessante, eu e a "mana abençoada" fomos ‘’criadas’’ em um universo de crenças e, crendices e por mais que seja exagero, tomamos certos cuidados para que não aconteça  ‘’o pior’’.

Aprendemos que deixar a ‘’chinela virada para cima’’ pode levar à doença na família e até morte da ‘’dona ‘’ da chinela, por isso, nenhum sapado fica virado.

Por que estou falando hoje sobre crenças e crendices? Porque sempre falo em meu trabalho na maternidade que é importante respeitar as fases do desenvolvimento de uma criança desde os primeiros meses de vida.

Até conto uma situação ocorrida para deixar o meu relato mais acessível à compreensão dos pais e acompanhantes e, é bem assim:

Digo que uma vez uma avó de uma criança com Síndrome de Down que eu atendia, perguntou: ‘’Doutora...Será que se eu passar suor de pata de cavalo no meu neto, ele vai andar rápido?’’

Pois bem, ela riu quando perguntei expressando que não acreditava, mas que ela tinha ‘’lá as suas dúvidas’’. O que respondi: ‘’Bem, vamos imaginar que eu vá tirar o suor da pata do cavalo... Agora, eu voando com a patada da pata de cavalo...E eu já ‘’patada’’ e seu neto ainda em fase de desenvolvimento!’’

O que aconteceu?

 Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjs,
Alda de Cássia    

*Imagem: A lógica do sabino