quarta-feira, 29 de abril de 2015

Livro: O Bom Conflito.

Que existem situações difíceis na vida, todos sabem, mas que existem pessoas difíceis vivendo no mesmo contexto conflituoso é unânime confirmar.

A autora é a psicóloga Maria Tereza Maldonado, que escreveu este livro: ’’O Bom Conflito- Juntos buscamos a solução" lançado pela editora Integrare.

Um livro bem acessível e esclarecedor. Conflitos sempre são conflitos, seja no ambiente de trabalho, com os amigos ou no meio familiar.

Assuntos como: ’’De onde surgem os conflitos?’’, ‘’Conflitos podem ser bons?’’, ‘’Como lidar com os conflitos?’’,’’A boa raiva?’’, entre outros que são brilhantemente elucidados neste livro.

Sempre busco compartilhar com vocês belas e boas leituras. Sempre assuntos que nos façam refletir e repensar atitudes e comportamentos.

Pois bem, separei alguns tópicos muito interessantes e esclarecedores.

Na introdução, a autora ‘’de cara’’ diz:

‘’Felizmente, na maior parte do tempo, conseguimos nos entender razoavelmente bem com os outros, embora a maioria de nós não valorize isso e coloque lentes de aumento nas divergências, achando que a vida é dura e está cada vez mais complicada’’.

É Verdade! Bem, eu e a ‘’mana abençoada’’ já tivemos os nossos minis DR (rs), mas foram resolvidos.E olhe que muita gente diz que pensamos iguais e que como gêmeas univitelinas somos ‘’a mesma coisa’’ e pensamos ‘’a mesma coisa’’. Bem, na verdade, comungamos dos mesmos pensamentos.
Vamos lá!

ü ‘’ ... é preciso olhar o conflito como oportunidade de mudança e de melhoria nos relacionamentos, aprimorar nossos recursos de comunicação e ter disposição para encontrar os pontos em comum nas divergências’’.

ü ‘’O conflito ocorre quando as duas partes acham que suas necessidades não podem ser satisfeitas simultaneamente. O conflito também surge quando ambas as partes desejam a mesma coisa, mas o acesso ao que é desejado é muito desigual’’.

ü ‘’... em vez de enfatizar o conflito,valorize e legitimar as diferenças; em vez de se preocupar em pesquisar culpas e justificar falhas, procurar a própria responsabilidade, em vez de se preocupar em descobrir ‘’ quem tem razão, procurar determinar ‘’ como poderemos obter melhores resultados’’.

Extremamente enriquecedor este livro!

Super dica de leitura.

Bjs,
Alda