quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Livro: Mãe África



Qual o nome do livro que vou compartilhar? Do escritor e ilustrador Celso Sisto!!! Ahhh..."Mãe África’’, que por sinal  foi publicado pela editora Paulus, em 2007.

Sim, um livro muitoooooooooooooooooooo interesasante!Para quem gosta de contos vai se encantar com tanta beleza literária.Será uma viajem pela África, sem hora para chegar!

O livro possui 29 histórias originais de diversos lugares da África. Da Etiópia ao Norte da África e do Quênia até a África Medieval. Cada um com belíssimas ilustrações feitas pelo autor.

Ele confessa que ficou encantado com as pesquisas feitas para a composição dos contos no livro e que deseja escrever outros em breve!Seu acervo agora conta com livros de  contos africanos ‘’em todos os idiomas possíveis’’.

Suas pesquisas na internet e conversas com nativos africanos e de outros continentes foram importantes para escolher e selecionar os contos para o livro.

Confesso, que me identifiquei com o autor, pois tenho vários livros de contos de vários países.Por sinal,estou tentando terminar de ler um livro de ‘’contos cubanos’’, só que o meu espanhol está ‘’muito enferrujado’’(rs).

Mas, vamos ao livro! Adorooooooo ficar de ‘’conversa fiada’’. Por isso, não dê ‘’trela’’, maninha(o), caso contrário, sou capaz de escrever um capitulo de novela bem paraense, ou seja, ''papa-xibé''! (rs).

Vamos lá!

Escolhi o conto:’’ Omar, as mil ramas de açafrão e os escorpiões’’. Um conto do norte da África. Fala do amor de um jovem ‘’muito pobre’’ por uma moça ‘’ muito rica’’.

Conto comum, ‘’água com açúcar’’? Não, até porque lutar por um amor que aparentemente é impossível, não é algo comum. E sim, especial! Até porque, quando a paixão chega, não existe ‘’nível social’’ e sim empatia, e quando ela não acontece, não adianta ‘’investir’’, pois dificilmente você vai colher rosa deste jardim.

Ops! É claro que existem as exceções! Até porque, quando falamos deste sentimento que chega "devagarzinho’’, em forma de braço de rio, ele pode terminar o seu percurso e se transformar em um mar.

Ficou confuso(a)? Peraí, que vou explicar! Penso que, amor,amar vem com o tempo e com a convivência. Paixão e apaixonar-se vem nos primeiros momentos, porém ela só ‘’muda de roupa afetiva’’ quando existe o ‘’querer’’ conjunto de duas pessoas, pois senão será ‘’amor platônico’’.

Stopppppppppppppppppppppppppp! Ai, ai... Já ‘’saí da casinha de novo!’’(rs)

Sim, no livro, o jovem é o Osmar e a moça, a Zora. Bem, ele "se enche de coragem‘’ e vai até o pai da moça pedir a mão dela em casamento no entanto, o pai não aceita, já que ela é filha única e casar-se com um jovem ‘’muito pobre’’ seria algo inconcebível segundo o seu ‘’ponto de vista’’.

De tanto insistir, que o pai da moça cedeu. Mas como uma condição: Ele teria que consegui ‘’mil ramas de açafrão’’. Ok? Não, quero ter que corre o risco de violar os direitos autorais, mas só informo que o jovem conseguiu de uma forma bem peculiar.

Só que, o pai não ficou satisfeito e pediu ‘’mil escorpiões vivos’ para ter a permissão de casar com a filha. Ele conseguiu?Sim, de uma forma inusitada!

Qual o fim? Como todo conto de amor, o final sempre é surpreendente!Mas,mesmo correndo o risco de ser ‘’pega com a boca na botija’’, vou contar! (rs).

Ele conseguiu. Uhuuuuu! E a família da moça teve certeza de que aquele amor era ‘’forte e verdadeiro’’! E eles se casaram.

Por falar de amor, quero fazer uma ‘’perguntinha’’. Posso? Ok! Você concorda que quando o amor é verdadeiro ele ‘’rompe as muralhas’’ do ‘’padrão’’ imposto pela sociedade?

 Não, não desejo polêmicas por aqui, mas o ‘’jovem Osmar’’ foi desafiado a provar que amava a jovem ‘’Zora’’ pelo pai dela e com desafios quase impossíveis, entretanto ele mostrou-se determinado e ciente do que desejava.

Veja que o conto fala ‘’’ muito pobre ‘’ e ‘’ muito rica’’. O que determina a classe social de cada um.Não é verdade? Ok? Sinta-se à vontade em deixar seus comentários, mas também respeite possíveis comentários que não comunguem com a sua opinião.

Super dica de leitura!

Bjs,

Alda