terça-feira, 9 de agosto de 2016

Livro: Murugawa - Mitos, contos e fábulas do povo Maraguá.


O livro: "Murugawa – Mitos, contos e fábulas do povo Maraguá‘’, foi escrito por Yaguarê Yamã e outros contadores de histórias e ilustrado por Yaguarê  Yamã, tendo sido  lançado pela editora WMF Martins Fontes, 2007.

Que livro mais interessante! Podemos encontrar mitos, contos e fábulas de Maraguá. Qual gostei? Todassssssss! Foi uma viagem no tempo, pois eu e a ‘’mana abençoada’’ ouvimos muitas histórias indígenas desde pequenas. Nosso universo literário sempre, desde cedo, era muito enriquecido de misticismo.

Vou resumir a história ‘’A arara e o pica-pau’’. Fala da arara e do seu primo, o pica-pau. A arara, cansada, com frio e não tendo onde ficar foi conversar com o seu primo, que providenciou um lugar bem quentinho na árvore.

O pica-pau tinha trabalhado muito para fazer o buraco na árvore por isso, alegre pela acolhida, a arara deu ‘’o seu topete vermelho’’ para ele. Então, até hoje se você olhar um topete vermelho na cabeça do pica-pau, lembre-se que a gratidão é o agradecimento que vem do coração.

Mega dica de leitura!

Bjs,
Alda