"Vicente Mastrocola destaca que, nas redes sociais, é preciso pensar em conteúdo adequado ao usuário e, acima de tudo, entreter. Não há fórmula pronta. Muitas empresas estão vivendo o aprendizado de coexistir com os usuários dentro das redes sociais digitais. Em um tempo em que as ferramentas de publicação se tornam cada vez mais democráticas, um jovem de 18 anos tem em suas mãos o mesmo Facebook que a Nike usa. Os propósitos, claro, são diferentes e o que muda muito é a relação da empresa com o consumidor nesse cenário. Muitos grupos estão procurando uma receita de sucesso dentro desse ambiente das redes sociais digitais. Ambientes esses que parecem ter participação na consolidação do sucesso de algumas marcas, produtos e serviços por meio da distribuição, compartilhamento e geração de conteúdo, bem como pelo importante processo de socialização ali desenvolvido. As ferramentas de produção de conteúdo on-line que caracterizam as redes sociais estão possibilitando o surgimento de usuários cada vez mais ativos e que produzem cada vez mais materiais dentro de certos grupos e comunidades específicas. O desafio é falar com esses usuários. Não há uma fórmula pronta para que uma campanha, uma ação digital ou vídeo potencialmente viral se tornem um sucesso dentro do ambiente das redes sociais digitais, porém há indícios que podem fornecer bons caminhos de atuação nessas plataformas. Soa óbvio dizer que uma ação de sucesso nesse meio pede criatividade. Entretanto, criatividade no ambiente das redes sociais digitais não pode ser apenas o uso excessivo dos recursos tecnológicos que temos disponíveis na web. É preciso pensar em conteúdo adequado ao usuário e, acima de tudo, entreter. Para mim, se há uma possibilidade de sucesso na cultura em que vivemos, é levar o entretenimento certo aos usuários certos. Como dizia Confúcio: “Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu recordarei. Envolva-me e eu entenderei.” A discussão é ampla e merece ser aprofundada. O evento Social Media Brasil que acontece em maio, no qual eu farei uma apresentação sobre games, é uma boa oportunidade para ampliar esse tema. Continuamos por lá a discussão!" Autor: Vicente Martin Mastrocola, coordenador de criação da ESPM e professor no curso de Comunicação Social da ESPM e também na Miami Ad School/ESPM Fonte: Portal HSM (http://www.hsm.com.br/editorias/marketing/criatividade-e-redes-sociais-digitais |
* Pesquisa para o Blog : Vitória de Cássia
Imagem :DMconsultoria