segunda-feira, 23 de junho de 2014

A cultura do Lepo-Lepo.


Lendo a Revista: Língua Portuguesa, da editora Segmento deparei-me com este artigo muito interessante: ’’A cultura do Lepo-Lepo – Brasil repete palavras para driblar os sentidos’’.

Depois da música do cantor Michel Teló: ’’Aí se eu te pego’’, que estourou no Brasil e no Mundo, o Brasil ganha notícia no mundo com a música ‘’Lepo-Lepo’’ cantada por Marcelo Vitor, da Banda baiana Psírico.

Não é mais novidade, ver nos grandes meios de comunicação, pessoas cantando e dançando o ‘’Lepo -Lepo’’. No meu trabalho, no setor de Terapia Ocupacional, as crianças cantam e dançam ‘’Lepo-Lepo’’, sem nenhum constrangimento.

Dias desses filmei, o Vítor, uma criança que tem 6 anos e é Síndrome de Down, fazendo questão de ser filmado para logo em seguida ver o que ele fez.

Hoje, com a Copa do Mundo, esta música está ‘’na boca’’ da torcida brasileira e estrangeira e na dos jogadores também.

Assisti em um tele-jornal, que um grupo de jogadores da Inglaterra jogou capoeira e dançou "Lepo-Lepo".Mas,isso não é de hoje. Em abril deste ano ,o time chileno também ensaiava os passos.Tanto que o volante Maldonado, que estava no Corinthias no ano passado, fez o seu "Lepo-Lepo". 

Pois bem, voltando ao tema ‘’Lepo-Lepo’’. Uma música "cheia de ginga brasileira’’ é uma onomatopeia. O que é isso Alda? Fui buscar uma resposta que você possa compreender e consegui essa: ’’Onomatopeia, é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. A forma adjetiva é onomatopaico. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias.(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Onomatopéia)

A música ‘’Lepo-Lepo’’, ‘’caiu no gosto popular’’, quando Neymar e Daniel Alves dançaram durante a goleada do Barça em partida válida pelo campeonato espanhol.

Segundo, o Portal Globo.com:’’ Tudo aconteceu na partida entre Barcelona e Rayo Vallecano, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol. Após marcar o último gol da goleada por 6 a 0 do time catalão, Neymar chamou Daniel Alves para a comemoração e os dois dançaram o ‘Lepo Lepo’. (Fonte: http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2014/02/neymar-e-daniel-alves-dancam-lepo-lepo-em-goleada-do-barcelona.html

O professor Jean Lauand, que é professor titular sênior da Feusp diz que enquanto o funk é ostentação com carros, casas, garotas e dinheiro, o Lepo-Lepo é ‘’estar na pior’’.Sem carro,sem teto, péssima situação financeira’’, tanto que: ‘’E se ficar comigo é porque gosta do meu Lepo-Lepo’’.

Para Jean, não se afirma o que é Lepo-Lepo,mas há uma tentativa de explicar o significado no Wikipedia:’’família’’. Mas, vamos convir, não acredito que seja.

Talvez, o mais aceito seja, segundo o professor Jean: ’’Performace sexual, apesar de também ser possível interpretar como charme ou carinho’’.

Bom, o certo é que a musica mostra que brincar com as palavras pode indicar múltiplas realidades.

Bjs,
Alda