quarta-feira, 27 de abril de 2016

Livro: Gita – A canção Suprema.


Que lindo presente recebi de uma avó de uma das crianças (Linda Maria Elis), que atendo no Setor de Estimulação Precoce. O livro é: "Gita: A canção Suprema’’. A atenciosa D.Cacilda não sabe o quanto me fez feliz naquele dia da entrega.

Meu abraço de agradecimento não representou a minha felicidade em receber aquele livro. Ela é hinduísta e compartilhou comigo uma de suas leituras, pois eu havia mencionado minha paixão por estudar as religiões.

Pois bem, o escritor é o monge Chandramukha Swami e foi lançado pela editora OM TAT STA. Ele dirige a Escola Vedanta Vaishmava Yoga no Rio de Janeiro, onde reside atualmente.

Como compartilhar este conhecimento adquirido? Vou colocar um pouco sobre o livro e alguma reflexões de Gita, pois acho essencial e salutar compartilhar tais ensinamentos.

Segundo o livro: "A Gita é comparada a uma escada, que pouco a pouco nos leva da ignorância à luz, das dúvidas às certezas, da lamentação ao júbilo, do temporário ao eterno’’.

A canção suprema foi entoada pelo Senhor Krishna, já que o guerreiro-devoto Arjuna estava confuso, pois teria que lutar contra os seus familiares e conhecidos, mas fraquejou mesmo sabendo que era preciso deixar o medo de lado, já que ele tinha uma missão a cumprir: "O bem contra o mal".

ü  "Ao contrário de se afastar da vida ativa e se dedicar às práticas de penitência e austeridade num local isolado, é melhor que cada um aprenda a arte de espiritualizar as atividades nascidas de sua própria natureza’’;

ü  "Ao conseguir algo que dê prazer ao ego falso, uma pessoa iludida se torna falsamente alegre.Caso contrário, cai em lamentação.Mas a pessoa sábia está sempre mergulhada dentro de si mesma,onde encontra um prazer espiritual ilimitado  e perde naturalmente o interesse pelos prazeres externos’’.

ü  "O bom ou mau uso da fala pode construir ou destruir amizades, inspirar ou desanimar pessoas, iluminá-las ou obscurecê-las ...’’

Super dica de leitura!

Bjs,

Alda