quarta-feira, 3 de abril de 2019

Livro: Ostra feliz não faz pérola.


Confesso, que gosto muito de ler os livros desse grande e saudoso escritor, Rubens Alves. No caso esse ’’Ostra feliz não faz pérola’’, ele faz uma comparação entre o surgimento das ideias e os pássaros.


Segundo Rubens Alves: ’’As ideias aparecem quando querem e não quando nós queremos. São como pássaros, que repentinamente assentam-se no ombro da gente, sem que os tivéssemos chamado’’.

Quando as ideias apareciam, ele as tornava curtas. Daí o surgimento do titulo desse livro. O certo é que, uma pérola só surge após o sofrimento da ostra. Como assim?

A areia que se aloja dentro da ostra, faz com que a ostra sofra. É deste sofrimento que surge a pérola:

‘’Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas... ’’

Para o autor, as ostras felizes não fazem pérola, assim como pessoas felizes não sentem a ‘’necessidade de criar’’. Ele menciona que o ato criador vem através da dor.

É verdade! Só comecei a escrever contos a partir do meu adoecimento. Após elaborar esse processo, percebi que a criatividade aflorava em meus pensamentos.

São várias pequenas ‘’areias pontudas’’, como o autor faz referência aos seus textos curtos. Areias que o machucaram e que, para se livrar da dor, ele escreveu.

Ostra feliz não faz pérola 

*  ‘’A felicidade é um dom que deve ser simplesmente gozado. Ela se basta. Mas ela não cria.Não produz pérolas.São os que sofrem que produzem  beleza, para parar de sofrer.’’


Sobre o tamanho 

* ‘’ Se o maior fosse o melhor, o elefante seria o dono do circo’’.


Inspiração 

* ‘’ Livros são brinquedos para o pensamento’’


Sobre o ouvir

*‘’O ato de ouvir exige humildade de quem ouve. E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos’’.

Alda de Cássia