terça-feira, 7 de julho de 2015

Comunicação não-verbal.



Muitos falam sobre a comunicação falada e televisionada, por exemplo, mas poucos falam do poder, da força e do encantamento da comunicação não-verbal.

Sim, eu vivencio esse fato todos os dias em meu trabalho. Sou terapeuta ocupacional desde 1996, e, desde a minha formatura, eu vejo o quanto a comunicação não-verbal me aproxima de meus pacientes sejam com Deficiência Intelectual e Múltiplas ou internados com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), o chamado derrame.

Como assim? Bem, somos ‘’caras e bocas’’, não há jeito! Quando gostamos de algo... As sobrancelhas falam, ou melhor, erguem-se em forma de ‘’que lindo’’. Quando não gostamos de uma ‘’fala’’ de um amigo, a boca fala, ou melhor, torce para um lado das bochechas.

Vou contar uma experiência de comunicação não-verbal. Ok?

Trabalho com crianças na estimulação precoce em um Centro de Saúde   daqui de Belém. No caso são com crianças com comprometimentos motores e na linguagem, devido à falta de oxigênio no cérebro, durante o nascimento, popularmente falando.

Essas crianças com Paralisia Cerebral, caracterizadas por incoordenação de movimentos para pegar um objeto, por exemplo, na grande maioria possuem o cognitivo preservado, ou seja, a capacidade de compreender as conversas e os comandos mais simples e até os mais elaborados. Porém, a fala nesse caso de comunicação verbal, é comprometida.

Então, a comunicação que estabelecem é através do sorriso, do gesto, do choro ou do som mal articulado. Por esse processo de comunicação, eu consigo realizar as atividades terapêuticas com elas e confesso o prazer que temos juntos é infinito.

Eu em compreendê-las no olhar que fala e elas nos meus ‘’uhuuu’’, quando conseguem, com suas limitações, executar um simples pegar um brinquedo de minha mão.

O certo é que ‘’bato as mãos’’ e eles ‘’sorriem’’. Levanto a bola e eles ‘’vibram’’e o dia prossegue dessa forma, entre olhares que falam em silêncios que gritam.

Outra forma de comunicação é a que tenho aqui em nosso Blog, em que eu utilizo, juntamente com a ''mana abençoada'', mensagens visuais. Ela simboliza, por meio de arte gráfica, alguns dos meus textos e, desse modo, a comunicação não-verbal acontece. Sendo assim toda experiência de comunicação não-verbal é válida, desde que seja utilizada para expressar sentimentos e opiniões.

Só sei de uma coisa... a comunicação não-verbal é uma forma de comunicação que precisa ser olhada como um dos recursos de transformação do sujeito por intermédio do verbo. Lá vou eu de novo com minhas teorias mirabolantes! O fato, é que quando eu dou condições, proporciono estímulos e recodifico as respostas não verbais, tudo se tornando aprendizado de vida.

Aprendemos a nos comunicar de várias formas com o outro e com nos mesmos. Você já parou para pensar que quando você olha no espelho você fala com os olhos?


Então... Viva o poder da comunicação não-verbal, que fez você sorrir aí deste lado, neste segundo, e que permitiu a reflexão de  que um sorriso de acalento que você dar a alguém que está triste, pode ser a luz na escuridão afetiva destas pessoas.

Bjs,
Alda