quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Origem do conto: "A tartaruga ''


Quero conversar hoje sobre um dos meus contos que já compartilhei por aqui! Qual? ''A Tartaruga'‘, mas vou fazer diferente.

Sim, vou colocar o conto é falar sobre a origem do conto, pois aproveitei as ''férias'' e fiz uma viagem por alguns ''Blogs''. Li muita coisa e vi que, algumas pessoas possuem desejos de mudanças de vida,ou melhor,o desejo de ser outra pessoa.

Não, não vou fazer nenhuma critica! Quem não deseja  fazer mudanças nem que sejam pequenas em sua vida, sejam pessoais ou profissionais?

Quem não faz pedidos na ''passagem do ano'', desejando uma ''vida melhor"? Já ouvi algumas pessoas dizendo: ''Quero que este ano de 2017 passe logo, pois não está nada bom!'' Assim como ouvi: ''Foi o meu pior ano'' e ''Foi o meu melhor ano!''.

Insatisfação pela vida? Insatisfação por não ter feito ''aquela'' mudança pessoal ou profissional prometida no inicio do ano? Insatisfeito (a) ‘’com a sua pessoa?"

Algo muito pessoal, não é mesmo? Mas, vamos lá! Aqui compartilho o conto e logo em seguida a sua origem. Ok?

Vamos Lá!


                    A  tartaruga 


Um dia, uma pequena tartaruga acordou com o desejo de correr. Sempre ficava olhando o cachorro do sítio. Vire e mexe, ele corria, pulava, subia em cima do sofá. E ela andava bem devagar, quase parando, que para chegar até o prato de alface levava quase 15 minutos. Quando resolvia andar mais rápido,  chegava sem fôlego. 

Conversando com seu amigo coelho, contou a sua amargura. O coelho tão sábio de tanto escutar os outros animais e dar conselhos generosos disse:

_ Creia minha amiga tartaruga, que você deve aceitar á sua condição. Como pode querer correr como o cachorro se você é uma tartaruga. Seria igual a querer que o cachorro fosse como você. Impossível !

_  Mas caro coelho, eu quero ser diferente! Não dá mais para competir com o caracol pois este sim, anda devagar. Quero ser  um cachorro!!!

_  Você não é um cachorro! Pergunte para o caracol se ele quer tirar o peso das costas...

_ Como assim ? 

_ Ele carrega a sua proteção nas costas. Ou você acha que de outro modo ele sobreviveria? Ele tem um corpo mole. Em dias de chuva sua casca serve de cobertura. Nos dias de sol, evita o aquecimento pelos raios solares. Na verdade ele queria ter um casco colorido para realçar no mato. Só que ter uma cor significaria ficar exposto aos predadores.

_ Verdade ! Mas, comigo seria diferente! Ando devagar por isso é desvantagem e, assim , sou presa fácil.

_ Lamento dizer que  não ! Sua carcaça serve de abrigo se um jacaré tentar comer você ! Pense bem!  Sua vantagem é que o cachorro vive menos de 15 anos e você mais de 100 anos. Daí a razão de que ser tartaruga é algo muito bom! Você viverá o suficiente para aproveitara a vida. E o cachorro,não!

_ Uhuuuhhh,VIVA AS TARTARUGAS !!! (Gritou feliz)


Pois é, a minha inspiração foi da época que eu e a mana fazíamos o antigo ginasial. Era uma colega de sala. Sim, ela era muito introvertida perto da minha extroversão.

Sempre fui agitada, mas sempre fui muita ‘‘reservada’’ na escola e ela sempre muito ‘’zen’’, mas um dia ela me confessou que desejava ser mais ‘’elétrica’’, pois assim ela teria mais convites para festas e passeios.

O que respondi na época?Não me agrada ser outra pessoa. Fui criada como sou e ser outra pessoa poderia me tornar ‘’popular’’, mas qual o preço que terei que pagar para ser‘’popular’’?

Bem, ela sorriu ‘‘meia boca’’e me deixou ali!O fato é que ela não comentou mais nada sobre querer ser outra pessoa comigo.

Enfim, perdi o contato com ela, mas se eu tivesse de escolher ser ‘’tartaruga’’ ou ‘’cachorro’’ gostaria de ser a ‘’tartaruga’’... Vida longaaaaa e menos agitada, pois agitação faz mal para o coração; o que explica a tal ‘’ taqui’’que me persegue! (rsrs)


Bjs,
 Alda de Cássia 

*Imagem: Reflexão literária