sábado, 2 de janeiro de 2021

Você sabia que a amamentação pode aumentar a inteligência do bebê?

 




Pois é, estudos feitos na Jagiellonian University Medical college, na Polônia comprovam o que era antes teoria. Como foi confirmado? Com sete anos de monitoramento e testes em crianças amamentadas desde o nascimento.

Quem foi amamentado e o tempo até o termino da amamentação influenciaram no aumento significativo do QI (Quoeficiente de inteligência) . Que interessante. Não é mesmo? Por isso, o incentivo a amamentação é tão importante ainda na sala de parto.

Confesso que participo dando palestras sobre a  importância da amamentação onde trabalho junto com uma colega de trabalho, Josi. O que vejo? Desde a falta de informação (‘’Sou obrigada a amamentar?’’) aos mitos (O seio cai mais rápido?’’, '' Esse leite é fraco!'', ''Isso não vai sustentar o bebê'' e ''dar chá faz produzir mais leite, minha avó disse!''

O trabalho é feito nos alojamentos onde é as parturientes são informadas dos benefícios da amamentação e prejuízos pela ausência dela. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses.

Enfim, a amamentação é importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Outros benefícios? Sim, diminuição dos riscos de obesidade, diabetes, infecções respiratórias, desnutrição, prepara para uma boa mastigação e futuramente na linguagem, mas o principal é o aumento do vínculo mãe/filho.

Amamentar é uma doação de amor na forma do colostro que é a primeira ‘’vacina’’ do bebê. Criança bem alimentada favorece o seu pleno desenvolvimento cognitivo, motor e de comunicação.

Alda de Cássia

 

*Imagem: Arquivo Pessoal/Uma das posições  para arrotar após a amamentação/Orientação.

*Imagem: O Fuxico