sábado, 29 de março de 2014

Facebook X Narcisa



Com o tema ‘’Facebook, o novo espelho de Narcisa’’, a revista "Mente e Cérebro: Filosofia, Psicanálise e Neurociência"  do mês passado, publicou um artigo cuja a autora é Isabelle Anchieta que é jornalista e doutoranda em Sociologia pela USP (Universidade de São Paulo) e também mestre em comunicação social pela UFMC.


Segundo a pesquisa, as mulheres estão gastando mais tempo em acesso no Facebook que os homens, precisamente, o dobro. Seriam, digamos, três horas por dia em relação aos homens, que gastam uma hora, aproximadamente.


Existe o que a pesquisa comprovou, um ritual diário por parte das mulheres, antes mesmo de ir ao banheiro ou escovar os dentes.


O fato chega a ser alarmante, quanto a estimativa é de que 40% das mulheres declararam-se sendo 57% das usuárias do Facebook.

A pesquisa foi realizada com 1.605 adultos "on line", ao longo de 2010. Foi feita pelas empresas Oxygen Media e Lightspeed Rescarch.


A autora fez um apanhado de como era vista a mulher há mais de 20 séculos, até o momento atual, buscando o porquê de a mulher ficar tanto tempo em frente a um computador. Seria vaidade? Necessidade de reconhecimento?Seria esse fenômeno uma nova forma de autoafirmação?Uma maneira de desenvolver sua individualidade aliada ao reconhecimento do outro?Será essa uma nova forma de buscar socialização?Perguntas como essas são minuciosamente apresentadas neste texto e explicadas uma a uma.


Amanhã vou falar mais um pouco sobre este assunto. Até lá!!

Bjs da Alda