segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Revista: Pense Leve.



Muito interessante esta revista ‘’Pense Leve’’.Todos os artigos são muito bem elaborados.Tive que peneirar entre tantos, um para compartilhar com você, no Blog Diário das Gêmeas Paraenses.

Bem, já na capa existe um artigo de interesse geral que fala sobre a ‘’lactose’’. A reflexão é se ela engorda ou não.Também existe uma sessão, em que os especialistas respondem: ’’Pergunte ao especialista’’, onde profissionais de várias áreas respondem as dúvidas sobre saúde, alimentação, comportamento, fitness,entre outros.

Escolhi ’’Inteligência Emocional’’, artigo de Heloisa Noronha, que fala que ao desenvolver esta característica podemos melhorar os nossos relacionamentos interpessoais e a nossa carreira, assim como nos ensinar ‘’a lidar melhor com os nossos erros e a acreditar mais nas próprias potencialidades’’.

Infelizmente não poderei falar de tudo em nosso bate-papo, então escolhi compartilhar os 5 componentes essenciais da Inteligência Emocional.


#Autoconhecimento

#Autocontrole

#Automotivação

#Aptidão Social

#Empatia


Vamos lá!!!


# Autoconhecimento:

É importante que cada um de nós seja capaz de ‘’reconhecer os próprios sentimentos, além de saber nomeá-los e identificar a relação entre pensamentos, sentimentos e reações’’.

Confesso, que em conversas com os meus pacientes e amigos, vejo que nós (sim eu também, me incluo), temos dificuldades de ter autoconhecimento.

Um dia, recebi uma ‘’cantada’’ de um médico no local de trabalho. Bem, eu sempre desconsiderava e fazia da situação algo sem importância, até porque o médico era conhecido como ‘’pegador'’(rs).

Só que um dia, quando estava lavando as minhas mãos na UTI,ele falou alto uma de suas ‘’inconvenientes cantadas’’ e eu simplesmente respondi à altura:’’Me respeite,o senhor é um homem casado e eu não faço parte da torcida do Flamengo (seu time do coração). Nem sou um possível troféu para a sua estante!’’.

Ele simplesmente me olhou, espantado e admirado com minha resposta, baixou a cabeça. Os técnicos até brincaram que ‘’ele poderia ter ficado sem essa’’.

Após este episódio, ele até voltou a brincar comigo e chegou a dizer: ‘’Que mulher difícil! Assim que gosto!’’... Fala sériooooo(rs). Moral da história: Hoje, não responderia desta forma.Apenas sairia do local.

Fui impulsiva... Reconheço!!!!Aprendi e aprendo todos os dias... Respirar e pensar antes de agir.


#Autocontrole:


Segundo a psicóloga Robertha Haddad Blat:’’Todo mundo necessita de autogestão para gerenciar seus estados emocionais e driblar a  ansiedade, a tristeza, a frustração...’’.

Minha sugestão: Respirar fundo, repensar atitudes, controlar sentimentos são uma boa maneira de se ter... Autocontrole... Nestas horas em que dá vontade de ‘’’chutar o balde’’(rs) e dizer para a pessoa, que você ‘’não é saco de batata’’ para ser agredida’’ mesmo que verbalmente.


# Automotivação:

Cita: ’’Habilidade de encontrar dentro de si os motivos para realizar o que for necessário para o alcance de seus objetivos,  independente de situações ou de estímulos externos_ favoráveis ou desfavoráveis".

Verdade!! Quando criamos o Blog Diário das Gêmeas Paraenses, o objetivo era divulgar os nossos talentosos associados do Portal Revelar Talentos e da nossa Fan Page.

Só que para algumas pessoas, estamos querendo nos promover, aparecer e ‘’ser melhores que os outros’’. Que pena!Respeitamos aqueles que nos criticam e não nos apoiam em nosso caminhar, mas penso que cada pessoa é uma estrela e estrelas nasceram para brilhar, por isso queremos no nosso céu (Portal Revelar Talentos) muitos brilhos.

O que nos motiva? O desejo de compartilhar conhecimentos, de divulgar e descobrir novos talentos e do sonho da construção de uma ONG, que vai dar qualidade de vida para quem deseja viver do seu talento.

Sonhadoras? Românticas? SIM... Somos românticas sonhadoras por um mundo melhor...

# Aptidão Social:


‘’Competência para administrar relacionamentos e criar redes, além de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades com as outras pessoas’’.


# Empatia:

‘’É a capacidade de, rapidamente, se colocar no lugar do outro, estabelecendo vínculos de confiança... ’’

Enfim, esta revista nos leva a uma prazerosa leitura pelo mundo do conhecimento, a cada folha virada...

Super dica de hoje!

Bjs,
Alda