quarta-feira, 11 de outubro de 2017

LIVRO: Momento Espírita

Hoje, compartilho um livro bem reflexivo. Qual?’’. O primeiro volume do ‘’Momento Espírita’’, lançado pela editora FEB (Federação Espírita do Paraná) e que faz parte de uma coleção de belas mensagens fruto de um Programa de Rádio, que desde 1992 divulga palavras de otimismo, esperança e consolo por meio de mensagens espíritas.

 Foi difícil escolher uma entre tantas tão reflexivas e emocionantes, mas tenho que fazê-lo. Não é mesmo? Ohhh! Difícil missão de compartilhar só uma mensagem por aqui, mas vamos à obra que vai valer a pena!

Aqui, neste livro, estão 30 mensagens e a escolhida foiiiiiiiii....’’A visão de cada um’’. Pois bem,eu já contei para alguns pacientes hospitalizados logo que comecei neste mundo de contadora de histórias, na qual faço adaptações em meus atendimentos como terapeuta ocupacional.

Fala sobre o quê? Bem, são de dois homens muito enfermos, internados na mesma enfermaria, mas cada um em um canto. A única comunicação que possuíam para o mundo externo era uma janela.

Infelizmente, só um ficava em frente dela e todos os dias ele era autorizado, como parte do seu tratamento respiratório, ficar sentado por alguns minutos. E, nestes preciosos momentos, este homem contava para o seu amigo o que via deste mundo.

Falava sobre o grande parque, das pessoas que passeavam com a família, dos namorados apaixonados assim como, dos barcos de brinquedos, das aves em voo de reconhecimento e das frondosas árvores.

O certo é que, o seu amigo um dia até ficou preocupado quando foi narrado que uma criança quase caiu no lago, mas foi resgatada a tempo por sua mãe. A cada relato de situações, cada descrição das pessoas e detalhes pessoais ouvidos o deixava ora com inveja, já que ele não era privilegiado pela bela vista e ora envergonhado por tal sentimento.  

Até que um dia, ele viu seu amigo passar mal. No corre-corre para ajudá-lo, ele veio a falecer e depois da retirada do seu corpo sem vida do leito, ele pediu para ficar na cama do amigo perto da janela.

O que aconteceu? Ele viu que não havia um lago e sim um ‘’enorme, alto e feio muro de pedras nuas’’. Neste momento ele ficou em completo silêncio...

Ufaaaaaaaaa! Que bela história, que serve de reflexão. Não é verdade? No livro, a reflexão é que, cada um de nós, dá a vida o seu colorido. Nossa paisagem pode ser de plena luz ou escuridão, dependendo da nossa lente. Você concorda?

Acredito que mesmo em um dia cinzento (difícil) é possível ver uma cor (esperança) na tela (vida), basta usarmos um pincel (Otimismo), que deve ser segurado com firmeza na mão. E, com algumas pinceladas (força de vontade), a tela deixará de ser uma tela enorme, alta e feia e terá as cores do seu amor pela vida.

Para Refletir!

Bjs,
Alda de Cássia  


*Imagem: Livra Livro