quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Livro: Tao Te Ching – O livro que revela Deus

Confesso que, ainda não terminei de ler o livro "Tao Te Ching - O livro que revela Deus’’, de Lao-Tsé, que foi publicado pela editora Martim Claret e que faz parte da coleção obras-primas de cada autor.

Fiquei muitoooooo encantada pela beleza dos poemas e pela sabedoria de um homem, que na sua simplicidade era admirado por muitos, pois não ostentava sua sabedoria e sim compartilhava para quem desejasse refletir sobre a vida.

Pois bem,aqui vou citar um de tantos belos poemas, o de número 9 que ‘’garimpei’’ dos 81 que estão contidos no livro,mas antes quero compartilhar quem foi Lao-Tsé.

Ele foi o fundador do Taoísmo que segundo o Google  é:

 ‘ fil rel na cultura chinesa, doutrina mística e filosófica formulada no século VI a.C. por Lao Tse e desenvolvida a partir de então por inúmeros epígonos, que enfatiza a integração do ser humano à realidade cósmica primordial, o tau, por meio de uma existência natural, espontânea e serena [Seu caráter contemplativo, na vida religiosa chinesa, é o principal rival do racionalismo pragmático que caracteriza o confucianismo. ].’’

Existem relatos que, após ter escrito este livro, Lao-Tsé não foi mais visto pelo mundo e que talvez tenha vivido por cerca de 150 a 200 anos. Na verdade, os grandes sábios não se revelam e sim são revelados pela contribuição que dão ao mundo.


Ah! Como nada acontece por acaso vou contar um segredinho:Ontem,a nossa mãe estava fazendo uma arrumação na sala e encontrou uma caixa que estava ‘’perdida’’ e ao abri-la encontrou 3 estatuetas: Uma de Buda, outra do Saci e a última ela não sabia quem era e ao mostrar identifiquei que era de Lao-tsé... Uau! Que grande descoberta!(vou colocar a imagem  no final do bate-papo)

Vamos lá!

Aqui, compartilho um trecho do poema de número 9: ‘’Fazer o necessário e não o supérfluo’’

‘’Só se pode encher um vaso até a borda _
 Nem uma gota a mais
 Não se pode aguçar uma faca,
 E logo testar a sua agudeza.
 Não se pode acumular ouro e pedras preciosas,
 Sem ter lugar seguro para guardá-las
 Quem é rico e estimado,
 Mas não conhece a sua limitação.
 Quem faz grandes coisas,
 E delas não se envaidece,
 Esse realiza o céu em si mesmo.’’

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagens: Livraria Saraiva
Arquivo pessoal