terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Livro: Não aguento mais!

Um livro bem interessante! É um livro da coleção ‘’Caminhos da Psicologia‘’ são abordados temas como ciúmes, separação, estresse, medo, ansiedade entre outros.

O livro é: ‘’Não Aguento mais! É uma análise realista das crises das relações a dois’’, da psicoterapeuta Elisabetta Baldo, que foi lançado pela editora Paulinas.

Aliás, nas Paulinas sempre encontro livros desta coleção e que possuem uma linguagem bem acessível, apesar de falar sobre questões psicológicas.

Bem, não sou casada, mas a ‘’mana abençoada’’ sim! No entanto, me sinto a vontade para falar sobre assuntos relacionados a temas como ciúmes, traições, amores impossíveis, amor e desamor no casamento.

Até porque, tenho amigas casadas e até colegas de trabalho que, ‘’vira e mexe’’, me confidenciam crises no casamento e pedem ajuda para tentar resolver.

Sempre digo, que não vou dizer o que fazer, mas vou ‘’acender uma vela’’ e elas terão que ‘’ligar a luz’’ do autoconhecimento de si, até porque ’’dois só brigam quando os dois estão "armados" de palavras para a briga.

Pois bem, vou colocar um pouco das reflexões da autora. Ok?

Para um bom relacionamento, ela diz que precisamos ‘’estar presente’’ e que a empatia do casal é importante na relação e até penso que, pessoas com interesses afins são mais propicias a resolver conflitos dentro de uma relação, que a outra que questiona suas escolhas e interesses.

A individualidade do outro e sua autonomia, como a autora cita, deve ser respeitada. Confesso que, vejo casais que pensam que casar significa abandonar amigos e famílias para viver uma relação de simbiose, ou seja, a partir da união, o outro perder suas origens e assumir uma nova vida a dois, sem passado.

Penso que, amar é dar asas ao outro para voar e, neste voo, ser companheiro de viagem. Amar é ser cúmplice de bons momentos e solidários nas adversidades. Amar é o respeito incondicional ao ser amado.

Amar não é posse, pois ninguém é propriedade do outro. Amar é dividir a vida em começo da felicidade, sem deixar de ser feliz a dois, a três ou mais.

O amor transforma e nesta transformação a relação a dois se constrói, se recodifica todos os dias. É dizer: ‘’perdoa-me’’,‘’desculpa’’ e ‘’estou aqui’’.

 Acredito...É ser sol em dia de tempestade e fazer da vida a dois uma tarde ensolarada, com direito a chuva no final do dia. Mas, acima de tudo, é respeitar o presente que Deus deu da integração de duas famílias.

Por isso, se você não aguenta mais a sua relação com o seu marido ou namorado... Deixe-o voar, porque pássaros de asas quebradas morrem a cada dia no ninho onde o amor já não faz mais morada.

Dica de leitura!

Bjs,
Alda