terça-feira, 28 de março de 2017

Livro: Greve de Vida



Que livroooooooo mais criativo! Qual? O livro ‘’Greve de Vida’’, da escritora Amélie Couture, com ilustrações de Marc Boutavant, que foi lançado pela editora Companhia das Letrinhas em 2006.

Um livro encantador, que fala de uma menina que não elaborou o luto de sua avó, com quem morava após o falecimento da sua mãe durante o seu nascimento.

Ela foi entregue pelo pai e que de forma indireta a fez pensar, que ela era culpada pela morte do amor da sua vida. O pai refez sua vida. Casou e já tinha outro filho.

Só que a avó já estava ficando adoecida e sabia que teria pouco tempo de vida, daí fez com que a menina saísse do sítio e fosse para a casa do pai.

Como começa a história? Com a menina dizendo que faria greve, pois não queria passar o primeiro dia de férias na colônia de férias. Ela resolveu ficar trancada no quarto o verão inteiro.

Assim o fez! Seu pai e sua madrasta tentavam em vão tirar a menina do quarto, mas ela se recusava dizendo ‘’não’’. Sozinha no quarto ela relembrava os dias felizes com a avó e até chegava a pensar que deveria ter morrido no lugar da avó.

Para alguns pode até parecer birra de criança e que um castigo resolveria tudo, mas este comportamento reflete a dificuldade de uma criança encontrar ‘’seu lugar’’ nesta família e a dor não elaborada da perda da avó.

Sim, um livro para crianças, mas que todo adulto deveria ler para ajudar a criança enlutada a superar a perda afetiva.O final? Tão envolvente quanto à história ricamente contada!

Super Indicação de Leitura!

Bjs,
Alda

 *Imagem: Amazon.com.br