sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Revista: AVC


Bem, como trabalho na área da saúde, vou compartilhar um tema importante, já que na maioria das vezes conhecemos alguma pessoa, que já teve um AVC, ou temos em nossa família alguém que hoje se recupera.

Você sabe o que é um AVC? Significa acidente vascular cerebral. Sabe os tipos? Conhece os sintomas? Na verdade, existem 2 tipos de AVC: AVCI (acidente vascular isquêmico) e o AVCH ( acidente cerebral hemorrágico).

O ACVI acontece quando uma artéria do cérebro entope, ou seja, não há passagem adequada de sangue, que pode ser devido a um coagulo de sangue ou placas de gorduras.

O AVCH é mais grave, pois existe rompimento da artéria e que leva a uma hemorragia. No hospital em que trabalho, esse tipo de AVC é o mais devastador.

A revista da editora Alto Astral fala de 15 fatores de risco que podem levar a um AVC, assim como o tempo de socorro à vítima, que pode interferir na sua reabilitação motora.

É possível ler sobre a relação entre pressão alta e depressão e os prejuízos para um AVC ocorrer, bem como a necessidade de uma boa alimentação, exercícios,15 passos para se recuperar de um AVC  e ajuda de profissionais da saúde durante e após alta médica.

Mas, vou falar de alguns fatores e colocar um pouco da minha vivência hospitalar como Terapeuta Ocupacional para tornar mais acessível a compreensão. Ok?

  1.  Hipertensão arterial- A tal pressão alta, que para muitos começa com uma dor na nuca ou tonteira e para outras é dito como um mal-estar.

A grande maioria dos pacientes internados chega com uma pressão acima de 14/9, já chegando com muita dor de cabeça, alguns confusos e outros sonolentos.

   2.  Diabetes: ‘’Ela é causada por uma deficiência do hormônio chamado insulina ou por uma resistência a ele’’.Com a doença, vem a formação de placas de gorduras.

Quando pergunto ao paciente durante a terapia, se ele sabia que era diabético, a maioria diz que sim, mas que apesar de tomar insulina ou medicamentos come ‘’uma vez ou outra’’ alguns doces, pois ‘’não vai fazer mal’’(SIC).

Sempre digo os males que a diabete pode causar, além do AVC, como a perda da visão, amputações e problemas de ordem renal, até porque o paciente é reincidente e agora se encontra abalado emocionalmente, chorando, recusando a  tomar a insulina, brigando com o acompanhante e rejeitando a alimentação. Alguns pedem para ir embora, já que não querem ficar internados ‘’por causa da diabetes’’ (SIC).

   3.  Excesso de peso: ‘’A obesidade deve ser controlada,principalmente por sua associação com os outros fatores de riscos’’.

É verdade, a maioria é paciente obeso e que come o que gosta. Aqui no Pará: ‘’açaí’’, ‘’’charque’’, ‘’peixe frito’’, ‘’camarão’’, ‘’calabresa’’ e farinha, tanto ‘’a seca’’, ‘’d´água’’ quanto a farinha de tapioca.
 Mas, aqui não é um copo de açaí, e sim um prato de 1 litro no almoço, como seus acompanhamentos, assim como muito peixe frito com farinha.

   4.  Fumo: ‘’O ato de fumar é fortemente relacionado com o risco de AVC, seja ativo ou passivo. A substância química presente na fumaça do cigarro passam dos pulmões para a corrente sanguínea e circula pelo corpo’’.

Os pacientes internados, que possuem idade acima de 60 anos de idade relatam ter fumado por mais de 20 anos e que só pararam após o primeiro AVC ou a família diz que foi recentemente.

Nestes, as dificuldades respiratórias estão presentes e muitos não aceitam colocar a ‘’máscara’’ para receberem a oxigenação mesmo estando cansados.

Eu acabo como terapeuta ocupacional conscientizando o paciente da necessidade e pedindo para a familiar ser mais compreensiva e afetuosa, pois alguns acompanhantes dizem: ‘’Eu não tenho mais paciência’’, ‘’Ele quer morrer’’ ou ‘’Não perca o seu tempo falando’’ (SIC).

Enfim, esta revista é muito interessante para quem deseja conhecer um pouco dessa doença, que incapacita muitas pessoas levando-as a perder a qualidade de vida e as deixando limitadas em suas AVDS (atividades de vida diária).

         P.S: Já falei sobre este tema anteriormente. Então, caso  queira.
                 Saber mais, vá até este link. Ok?  
          
          http://bit.ly/1l3o4kp

         Dica de hoje!

Bjs,

Alda