terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Será que tenho alergia ou intolerância alimentar?





  

Qual a diferença entre alergia e intolerância?

A grande diferença entre intolerância e alergias alimentares, se dá pelo fato da intolerânciadesencadear mecanismos que NÃO envolvem anticorpos, que ocorre nas alergias alimentares.

Nas verdadeiras alergias alimentares, o sistema imune do organismo reage a determinados alimentos como se fossem potencialmente perigosos. Para se defenderem destes invasores, as células do sistema imune produzem moléculas chamadas anticorpos. Esta reação desencadeia na liberação de uma substância chamada histamina, responsável pelos sintomas alérgicos.

Existem vários fatores responsáveis pelo desenvolvimento de uma alergia ou intolerância alimentares como herança genética, idade, hábitos alimentares, contato com estas substâncias num primeiro momento de vida, e até como consequências de doenças infecciosas.

Como faço para saber se tenho alergia ou intolerância? Quais os sintomas?

Os sintomas de alergia alimentar e de intolerância alimentar são, muitas vezes, idênticos e, por isso, confundidos muito facilmente.
Clinicamente, os sintomas mais encontrados, em ambas as situações envolvem a pele, o trato gastrintestinal (sistema digestivo) e o trato respiratório. Muitas vezes também podem estar relacionadas à dores de cabeça (enxaquecas principalmente) fadiga e mal-estar.

Caso tenha algum destes sintomas com frequência, procure um profissional da saúde habilitado. Ás vezes é possível visualizar rapidamente se você é intolerante ou alérgico à algum alimento. Porém como alguns sintomas também podem ser comuns a diferentes tipos de substâncias, como é o caso do glúten e lactose, pode ser necessário uma maior análise por meio de exames bioquímicos.

Sinais ligados à via respiratória estão, normalmente, relacionados à proteínas do leite (caseína e albumina), assim como a enxaqueca, já sinais ligados à pele, dermatites em geral, estão, normalmente, mais relacionados ao Glúten.
É comum, também encontrar intolerância em idosos ou adultos e crianças com consumo rotineiro de medicamentos relacionados às enfermidades gástricas, como gastrite por exemplo, pois, em ambos os casos há uma alteração no pH do indivíduo, interferindo no funcionamento metabólico, dificultando a digestão e absorção de alimentos.

Qual o tratamento?

O meio mais eficaz de tratar uma alergia ou intolerância alimentar é excluir, inicialmente, o nutriente da dieta. E então, com um acompanhamento de um profissional, tentar reintroduzi-lo.
Em alguns casos, as intolerâncias podem ser tratadas com o consumo de enzimas que auxiliarão na digestão e absorção do alimento em questão.

Alimentos que causam reações alérgicas

Maças, nozes, amendoim e oleaginosas, tomates, leite, ovos, espinafres, beterraba, cacau, camarão, mariscos, moluscos, soja e peixe.

Alimentos que provocam reações de intolerância

Chocolate, tomates, espinafres, morangos, ovos, leite, peixe, mariscos, vinhos e algumas especiarias.
Os corantes, aromatizantes e conservantes, muito utilizados na indústria alimentícia, também podem estar relacionados a alergias e intolerâncias alimentares.

Autora: Andrea Matarazzo



*Pesquisa para o Blog Diário das Gêmeas Paraenses:Vitória de Cássia