sábado, 14 de janeiro de 2017

Filme:Gandhi (Dica de hoje)


O filme Gandhi é uma obra-prima que levou 20 anos para ser concluída. Tendo recebido nove prêmios Oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro inicial, entre outros.

A frase que expressa a grande espiritualidade deste homem está na capa do DVD:’’Nós devemos ser a mudança que desejamos ver’’. A história de Gandhi, o homem do século, é contada neste filme que impressiona por retratar a vida deste grande homem de uma forma simples porém, majestosa.


O  filme começa com uma paisagem, sem personagens só o dia clareando em um local exótico perto do mar. Após essa cena aparece uma multidão de pessoas acompanhando Gandhi. Um homem aproxima-se e após fazer um gesto com as mãos, característico do povo hindu quando faz reverência a uma entidade religiosa, o mata com mais de três tiros a queima roupa, mesmo tendo Gandhi retribuído com as mãos sua saudação.


Esta cena ocorreu, em 1948. O filme, no entanto faz uma viagem pelo tempo é começa em 1913,  na África do Sul, mostrando Gandhi dentro de um trem. Nesta época, um indiano não poderia ficar na primeira classe, junto com cristãos, já que eles tinham passe que os impediam de tal aproximação.


No entanto, ele foi jogado para fora do trem, mesmo tendo dito e mostrado o seu passe, que dava direito a viajar naquela área e ter por último recurso de apelação ter dito que era advogado.


Como hindu, Gandhi não poderia andar na mesma calçada que os cristãos quando esteve na lei da África do Sul. Este foi o argumento dado a ele diante da sua indignação com tal descaso com o  ser humano.Ele disse:’’Temos  que  lutar, todos somos filhos de Deus’’.

Os hindus eram contratados para trabalhar nas minas e nas plantações e não ser mais que isso. Ser representante do povo era uma afronta ao Império, mas Gandhi falava da necessidade de ‘’amar uns aos outros, como a si mesmo’’.

Ao ser visitado por um reporte britânico, na área onde estava sendo construída uma comunidade, o mesmo disse a Gandhi que ele deveria se orgulhar pelo feito. Ele respondeu, com a sua simplicidade, que aquela obra não deveria ser motivo de orgulho.

Até sua esposa teria que lavar o banheiro e quando a mesma o questionou, já que, só os ‘’párias’’ o lavariam, ele respondeu ‘’que eram princípios’’ e quase a  expulsou da comunidade. Porém, após se desculpar pelo pedido, ela não só o perdoou, como o fez.

Não desejo contar o resto do filme, já que espero que você tenha a oportunidade de vê-lo. Mas vou deixar um trecho de uma parte do discurso de Gandhi a um grupo de hindus e muçulmanos que iriam lutar contras as leis imperiais. Cito:


‘’ Podem torturar o meu corpo...
Quebrar os meus ossos...
...E até me matar...
Então, eles terão o meu cadáver...
Mas, não a minha obediência ‘’



Este é o filme que mostra o coração e a alma de um homem... GANDHI!!

Uma perguntinha: Devemos ser a mudança que desejamos ver ? 

Nossa Indicação!

Bjs,
 Alda e Vi 

*Imagem: Arquivo Pessoal