segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Belém 399 anos

     







Nossa cidade está em festa Hoje, nossa linda Belém do Pará completa 399 anos.E estamos rumo aos 400 anos.Que data mais especial!



Fonte:Vitória de Cássia
      

Simmmm...A ''cidade das mangueiras''?Temos um túnel delas,que proporcionam um clima acolhedor.Marcar encontros?Só antes ou depois da chuva. E, cuidado, porque os ventos fortes derrubam as mangas em nossas cabeças. 
                   

Fonte:Google
                                 


Fonte:g1.globo.com








                                                 

  






Fonte:Google
   Fonte:Google

Terra do carimbó e do Siriá, uma das inúmeras danças folclóricas típicas do Pará. Na gastronomia ,temos o pato no tucupi, o tacacá e a maniçoba. Um universo de cheiro, cores e sabores...Gostosossssss,maninha!!

     

Fonte:Google(Jean Barbosa)



Temos o gostoso açaí, que é tomado nos finais de semana, por causa do sono que dá... Zzzzz!! Mas já foi incorporado no dia a dia.E recebe o charque,peixe,carne assada, a tapioca e a farinha d´agua...Uma delíciaaaaaaaa!!
                                             


Existe uma música que diz: ’’Quem vai ao Pará, parou. Tomou Açaí, ficou’’... É a pura verdade. Não tem para ninguém mesmoooo!!


          
Fonte:Portal Revelar Talentos
   
Como é que eu poderia deixar de falar da nossa música??De jeito, nenhum!Vamos lá!!Temos o mestre do Carimbó, Pinduca.O tecnobrega, com Gaby Amarantos.A voz do Pará,Fafá de Belém.Também temos a nossa querida Banda Calypso,os mestres da Guitarrada....Ufaaa...


Oiiiiiii!!Calma que temos ainda:A gang do eletro, a queridinha Lucinha Bastos,o grande Sebastião Tapajós, Nilson Chaves, a dona Onete e a Natália Matos.Dentre outros talentos paraenses.
















Nossos atletas paraenses, também são nossos maiores orgulhos como: Lyoto Machida, campeão de MMA e nosso medalhista paralímpico, Alan Fonteles.



Fonte:Portal Revelar Talentos
Fonte:Portal Revelar Talentos



Bem, temos nossos atores e atrizes que revelam o talento dos paraenses como: Nilza  Maria,Dira Paes,Lúcio Mauro,Rosamaria Murtinho, o ator e diretor Cacá Carvalho e os jovens atores,os gêmeos paraenses Tiago e Diego Homci.











Aqui no Pará temos nossas lendas folclóricas: a Matinta Pereira,Pretinho do Marajó, Jandaí,entre outros que fazem do nosso universo infantil.A maioria das crianças paraenses conhece a história da Matinta Pereira,que até falamos dela neste blog.





      Fonte:Sérgio Palmiro



Ah, Belém!!!Ah, Belém do Pará... Quem não te conhece, não sabe o amor que temos por ti. És tão bela como uma flor. Tão amada pelos paraenses e por aqueles que têm a oportunidade de vir á Belém.



Fonte:Alda de Cássia
   
Teus pontos turísticos encantam: Ver-o-peso,Estação das Docas,Mangal das Garças,Santuário Basílica de Nossa Senhora de Nazaré,entre outros.

Foto: Alda de Cássia

Fonte:Vitória de Cássia

Tens belas praças: Praça Batista Campos e Praça da República. E também o Bosque Rodrigues Alves e o Museu Emílio Goeldi, que protegem a nossa fauna e flora.

Fonte:Vitória de Cássia
       

Fonte:Alda de Cássia
     



Fonte:Eu amo o Pará





Pois é, mainha!Égua,sumano,que cidade Pai d’egua!Tédoidé,não gostar daqui...Rs rs...Um pouco de como gostamos de falar!


















E para dar um toque poético neste dia tão especial, temos os poetas e os compositores paraenses que brilharam e brilham: Ruy Barata, João de Jesus Paes Loureiro, Márcio Rodrigues, e o nosso amigo jovem poeta paraense Romeu Neto.


  E os compositores paraenses: O nosso eterno Waldemar Henrique. O grande Sebastião Tapajós, Jane Duboc, Chimbinha, Gaby Amarantos, Beto Barbosa, Nilson Chaves, Vital Lima, Pinduca,a cantora e compositora Liah Soares, os compositores Salomão Habib e Mário Cantuária. Todos destaques na música do Pará.

   

        Enfim, eu a ‘’mana abençoada’’ temos o orgulho de dizer à Belém: ’’Te amamos e temos a honra de ter nascido em tuas terras. Parabénsssss,Belém!!!!

                     

             

                   Bjs,
          Alda e Vitória