domingo, 8 de abril de 2018

Livro: A árvore de carne e outros contos





Vou compartilhar o livro ‘’A árvore de carne e outros contos’’, de Lia Minápoty e Yaguarê Yamâ, com ilustrações de Mariana Newlands, que foi lançado pela editora Tordsilhinhas.

Eles nasceram na aldeia Yâbetue´y, na área indígena Maraguapajy, no rio Abacaxis, estado do Amazonas. São casados e juntos possuem um rico repertório de contos  ancestrais que compartilham neste livro.

São 6 contos: ‘’O colar sagrado’’, ‘’A árvore de carne’’, ‘’O protetor das árvores’’, ‘’Um casamento na aldeia’’, ‘A lagoa encantada’’e ‘’A origem do poço Gurupápawa’’.

No final do livro, eles falam sobre o povo indígena Maraguá, que atualmente está dividido em quatro aldeias , todas elas nas margens do rio Abacaxis  e vai ser uma bela viagem.

Bem, antes de falar sobre um dos contos, gostaria de compartilhar com vocês uma curiosidade!Sim, quando eu e a ‘’mana abençoada’’ éramos pequenas ouvimos a lenda do ‘’Tamba-tajá’’, que conta a história de dois índios que fugiram das suas tribos para viver uma história de amor até que algo muito triste aconteceu.

Pois bem, fomos ‘’criadas’’ com contos e lendas da Amazônia, que são riquíssimas em cultura indígena e, deve ser por isso, que tenho encanto pelas histórias indígenas.

Vamos ao que interessa. Não é mesmo? Logo conto a história do Tamba-tajá por aqui. Ok?

Aqui, compartilho em resumo um dos contos e incentivo você a ler o livro na integra:

‘’ O colar sagrado’’

Conta a história de um ‘’Malyli’’, que seria um homem muito sábio, que sempre era procurado na aldeia pelos índios para ajudá-los a resolver um problema.
Certo dia, ele ouviu uma voz quando estava deitado em sua rede e a voz vai pedir para que ele faça uma missão. Ele terá que ir até o lago Induá.

Pois bem, ele teve que levar seus materiais de pajelança. Em busca de cumprir a missão, ele vai ter que vencer grandes perigos. Só uma dica: ele terá um colar e nele um grande segredo, tanto que a revelação do segredo atrairá maldição na aldeia.

Dica de leitura!

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem:Estante Virtual