quinta-feira, 2 de março de 2017

Livro: Contos de Fadas Norte-Americanos


*Imagem*
Sim, estou fazendo uma viagem ao mundo dos contos de fadas de vários países, ou melhor, voltando a dar continuidade a um projeto onde me determinei a buscar escritores de outros países para poder ter um ‘’novo olhar literário’’, até porque, como no nosso livro lançado pela editora Paka-Tatu chamado ‘’Contos Terapêuticos: À Procura de Respostas’’, estimulo os leitores a saírem da zona de conforto da criatividade adormecida e despertar.

Quando falo sair da zona da criatividade adormecida, estou me referindo a nossa capacidade nata de buscar alternativas para mudar nossa vida.Sim, é verdade, pois muitas pessoas se acomodam em ‘’cima do muro’’ e só esperam a hora de pular, enquanto outras buscam estratégias para descer do muro sem se machucarem, até porque sabemos que algumas vezes ‘’subimos no muro’’ por impulso, mas quando algo dá errado, não sabemos como pular.Não é verdade?

Pois bem, o livro foi escrito L.Frank Baum com a tradução de Bárbara Arany de La Corte. A obra faz parte da Literatura Infanto juvenil, tendo sido lançada pela editora Martin Claret.

Aqui, transcrevo um dos pensamentos deste grande escritor norte-americano que foi ator, roteirista, produtor de cinema, editor e teosofista e que foi criador do ‘’O Mágico de Oz’’.      
     
‘’Aprendi a considerar a fama como algo de brilho ilusório, o qual, quando obtemos, não vale a pena ser possuído; mas agradar  a uma criança é uma coisa doce e encantadora, que aquece o coração e é em si própria a recompensa’’.


Qual compartilhar? Bem, dos 12 contos que estão repletos de magia escolhi: ‘’A bomba maravilhosa’’, que conta a história de um casal que morava em uma fazenda no alto de uma colina íngreme e que possuíam uma vida muito sacrificada.

A mulher tinha muita dificuldade para descer a colina, mas era a única forma de pegar água. Só que, um dia, ao ficar perto do riacho, viu um besouro em cima de uma pedra. Ele estava deitado de costa e lutava pela vida, já que naquela área havia muitos pardais. Por isso, era preciso virar o quanto antes.

Ela, penalizada pela cena, o virou e ele com os dedos, já que era uma pessoa de bom coração. Então, ele saiu bem rápido e sumiu, porém no dia seguinte quando foi buscar água, viu o besouro de costa de novo e ao virar ouviu um agradecimento dele.

Ela ficou  espantada e não conseguia acreditar ter ouvido um ‘’obrigado’’, mas o besouro afirmou que havia falado com ela, assim como ela falava com humanos e, por isso, tinha um divida de gratidão com ela.

Bem, ele também perguntou porque ela descia todos os dias a colina e ao descobrir que era para pegar água ele então disse a ela para cavar um poço e colocar uma bomba dentro e se não desse certo algo brotaria dele.

O certo, é que ela voltou para casa e contou ao marido o ocorrido e ele cavou, cavou e cavou e nada. Ao encontrar o besouro novamente, ela disse que não havia dado certo, entretanto o besouro disse que era preciso colocar a bomba dentro do poço e se não brotasse água, algo sairia de lá.

Enfim, água não brotou e sim moedas de ouro e para não revelar todo o enredo do conto, caso você queira ler na íntegra, a única coisa que posso revelar é que diante da riqueza inesperada algumas pessoas ficam envaidecidas e se esquecem de ser mais cautelosas para evitar chamar a atenção de pessoas mal intencionadas e, assim, pagam um preço alto pela falta de vigilância.

Dica de hoje!

Bjs,

Alda

*Imagem: Viaje na Leitura