quinta-feira, 14 de junho de 2018

Pão ou café? Ler ou compartilhar?



Bem, quem assistiu o último bloco (4) sobre o livro de conto ‘’O nariz’’, do Russo Nicolau Gogol que postei os links ontem, vai encontrar o comentário feito no Clube do Livro da Tv e Rádio Unisinos, sobre o pão e o café.

Pois bem, dois comentários me chamaram muita atenção: O nariz pode representar a identidade, a personalidade  de uma pessoa e que o barbeiro não poderia tomar o pão e comer pão ao mesmo tempo, ou seja, um ou outro, pois segundo a esposa, não se pode ter 2 prazeres ao mesmo tempo. Não se pode ser feliz ao mesmo tempo.

Daí, pensei: Por quê? Por que não se pode ter 2 prazeres ao mesmo tempo?Por que não se pode ser feliz ao mesmo tempo? Então, fiquei a pensar... Apesar de ser um conto, o Gogol tinha ‘’lá suas razões’’. Até porque, era uma época de repressão governamental .Não é verdade?

Bem, fiquei pensando: Ler e compartilhar boas leituras são dois prazeres que me fazem tão bem e não consigo desvincular um do outro, que seria como beber café e comer pão.

Enfim, será que não podemos ter 2 prazeres ao mesmo tempo? Será que não podemos ser felizes ao mesmo tempo? Fato é, que esse conto do realismo fantástico é muito interessante, pois um nariz que sai do rosto de um homem e fica passeando pelas ruas é fantástico.

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem:Frases Fofas