segunda-feira, 20 de maio de 2019

‘’Por que tenho que falar baixinho?’’





Estava esperando ser consultada quando ouvi uma pergunta questionadora de uma criança para a sua mãe: ‘’Por que tenho que falar baixinho?’’. A mãe falou: ’’Por que estou mandando’’. E a criança, que deveria ter ‘’lá’’ os seus 6 anos de idade, retrucou: ‘’Mas a senhora só fala comigo gritando’’.

Ave Mariaaaaaa...Clima de silêncio no local até que a criança foi chamada para fazer o exame...Bem, fiquei a pensarrrrrrrrr...Hoje, tudo mudado porque, no tempo que tinha 6 anos, nem pensava ‘’perguntar torto para a minha mãe’’ (nem a minha irmã) imagina ‘’responder mais torto ainda’’. Na certa ouviria ‘’no pé do ouvido’’: ‘’Em casa conversamos...’’. 

A conversa em casa era bem ‘’ hierarquizada’’: ‘’Sou sua mãe... As duas de castigo!’’.Sim, porque ser gêmea tem ‘’lá’’ as suas desvantagens.Sabe por quê? Porque, como minha mãe não sabia quem fez o que... Ela colocava as duas no ‘’cantinho da disciplina’’. (rsrs)

Enfim, algumas crianças estão tão ‘’adultizadas’’ que não só questionam seus pais como até possuem atribuição de dizer o que desejam, por isso, concordo com o filosofo Mario Sergio Cortella quando disse que, hoje, os pais perguntam à criança: ‘’O que você quer comer?’’ e ‘’Onde você quer sentar’’...’   Durma com essaaaaaaaa...”’( rsrs)

Alda de Cássia

*Imagem: Escola Arte Criança