sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

‘’Use as pedras que atiraram em você para construir seu amanhã’’






Uma bela frase reflexiva do livro ‘’Momentos a Sós’’, de Iran Ibraim Jacob, que já foi postado por aqui! Hoje, senti a necessidade de compartilhar com você... Por quê? Talvez pelo fato que vejo e ouço tantos e tantos comentários, ultimamente’’, sobre revidar o que veio de mal para o outro.

Uma ex-esposa de um paciente internado foi bem clara em sua justificativa sobre o porquê de não estar cuidando de forma humanizada. Qual a justificativa? Bem, que ele estava ali, porém não merecia nenhuma colher de água.

Confesso que intervi, mas senti em seu olhar e em suas palavras que minhas palavras eram papeis picados em ventania.Orientações acessíveis de compreensão como: trocar de lado a cada 2 horas, elevar o braço para diminuir o inchaço; falar com ele (na hora da alimentação e orientação ''Bom dia'' , ''você ainda está no hospital'', entre outros) elevar o leito para que o paciente com sonda nasogástrica (localizada no nariz para alimentação) não ‘’broncosaspirar’’(alimento líquido chegue aos pulmões), entre outros básicos.

Lembrei na hora desta frase: ‘’Use as pedras que atiraram em você para construir seu amanhã’’ e fiquei a pensar que as pedras, nesse caso, foram guardadas e por suas palavras de raiva e mágoa agora estavam sendo atiradas no paciente.

Enfim, naquela hora não vi a possibilidade de construção do amanhã dessa senhora e nem daquele paciente com as pedras lançadas, mas deixei uma semente de que o ‘’cuidar do outro’’ não é simples presença, mas saber que aquele outro precisa de ajuda para retornar funcionalmente a sua vida com qualidade e colocar-se no lugar do outro e saber que todo bem faz diferença na sua recuperação.Não é bem assim?

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Esbocosermao.com