sexta-feira, 23 de junho de 2017

LIVRO: Como usar a literatura Infantil na sala de aula


Que livro bem interessante! Qual? "Como usar a literatura Infantil na sala de aula que faz parte da coleção: Como usar na sala de aula da escritora Maria Alice Faria e que foi publicado pela editora contexto.

Vou citar algumas reflexões da autora que é pesquisadora e ávida leitora de livros de ficção para crianças e jovens. Sua experiência é de mais de 20 anos tentando mostrar a importância do uso da literatura infantil em sala de aula.

Entre outras reflexões estão a necessidade da continuidade no curso de letras de disciplinas voltadas para a literatura para crianças e jovens na formação de futuros educadores, assim como dar importância de dar atenção às imagens que acompanham os livros, pois são ricamente ricas em simbolizações e poucos possuem um olhar mais didático.

Qual a abordagem do livro? Serão abordados 2 aspectos: A ilustração como elemento como constituinte do livros e suas diferentes funções; e a estrutura narrativa  como uma das ‘’ferramentas literárias’’.

Vamos lá!

Aqui algumas reflexões da pesquisadora:

ü ‘’ Na leitura comum, ‘’a relação do leitor com a obra é afetiva; ela se manifesta pela identificação do leitor com a história, com os temas tratados, com as personagens’’.

ü ‘’A leitura literária seria ‘’ a capacidade de perceber, para além do sentido imediato, para além do sentido implícito, o modo de construção de um livro’’.

ü É fundamental que o professor ou educador conheça o texto, imagem, antes de trabalhar com as crianças.

ü ‘’ A criança aprende a ler graças a imagem, porque  imagem exige leitura onde a linguagem já está impressa’’.

ü ‘’Pode-se trabalhar com a estrutura narrativa desde a pré-escola, contanto que se respeite o estágio de desenvolvimento da criança’’.

Dica de leitura!

Bjs,
Alda


*Imagem: Livraria Cultura