quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Causos: Miolo de pão.



Compartilho, ou melhor, recompartilho (se é que existe esta palavra), um fato ''blogado'' por aqui, mas que veio à tona recentemente, quando uma acompanhante perguntou: ''Posso dar miolo de pão para ela comer?''.

Pois bem, a paciente teve o seu segundo AVC (acidente vascular cerebral) e antes de responder , a imagem que veio foi do paciente, que riu com o miolo do pão na boca.  

Foi bem assim: 

Sou muito observadora e ''na minha'', não sei se por causa da profissão, terapeuta ocupacional, ou porque nossa mãe nos ensinou ser assim! Você pode pisar no meu pé e não pedir desculpas, por exemplo, mas eu sei que você pisou e por isso, ''registro'' .

Sempre evito discussão, pois sei que não leva a nada. Vejo muitos dos meus pacientes do hospital tendo sequela de um AVC (acidente vascular cerebral), por causa de aborrecimentos dentro e fora de casa.

Sábado, a esposa de um dos meus pacientes disse que ele estava muito agressivo, pois não conseguia ser entendido na fala. Na verdade, ele estava com disartria, que é a dificuldade de verbalizar as palavras de maneira correta.

Conversei com ele, expliquei sobre ''alterações'' na linguagem e motora após o AVC e dei até um exemplo, mesmo assim: ’’Você está falando com se estivesse com um pedaço de pão na boca, então fica difícil entender. E, caso você insista falar com a boca cheia... Vai cuspir miolo de pão para todos os lados’’.

O certo, é que ele riu tanto que ficou com o rosto vermelho e chegou até a lagrimar, e, confesso, pensei que ele iria ter ‘’um troço’’, passar mal mesmo, pois até ri junto!  (rs)

Enfim, se a vida der a você limões... Coloque um pouco de mel e tome, pois é bom para a garganta...kkk

Bjs,
Alda de Cássia 


*Imagem:Deus ainda fala