quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Abusos verbais


Você já ouviu falar em ‘’abusos verbais’’? Segundo o site ‘’Aleiteia’’:  ‘’É definido pelo “uso excessivo da linguagem para minar a dignidade e a segurança de alguém através de insultos ou humilhações, de forma súbita ou repetida”. Pode ocorrer de muitas formas, seja por insulto direto, comentários grosseiros, palavrões, insinuações negativas repetidas ou coisa semelhante. ‘’

Pois é, ontem ouvi um casal discutindo logo na porta do hospital em que trabalho. Foi impossível não ouvir o homem falar para uma mulher que estava com lágrimas nos olhos: ’’Você não faz nada certo... Fica calada que é melhor!’’ Então, ele virou as costas é foi embora.

O que ela fez? Foi atrás. O que fiz? Fiz uma oração por ela, pois isso, creio, é uma relação abusiva e ela talvez nem perceba. Relação abusiva? Sim, uma relação que o homem, ou a mulher, mina a autoestima do outro, deprecia, anula tudo que ele ou ela possa fazer ou falar e depois pede desculpas ou acha que está ‘’tudo bem’’, pois no pensamento do ''abusador de palavras'' e ''ações'', ele está convicto da sua ação é correta.Você já leu a respeito disso?Importante conhecer e reconhecer!Não é verdade?

Hoje, quero alertar as mulheres, principalmente, que reflitam se estão numa relação assim, tenham coragem de reconhecer e dar ‘’um basta’’, porque amar não é anular e humilhar. Amar é se colocar no lugar do outro e querer o bem.ser capaz de somar na vida do outro e não diminuir o outro...Nada justifica: "Você não faz nada certo... Fica calada que é melhor!’’...Penso que homens assim..Nunca foram amados e nunca amaram...Machucam verbalmente ou fisicamente , pois já foram muito machucados por vários fatos pessoais...Mas, nadaaaaa justifica!

Alda de Cássia 

*Imagem:O segredo