quarta-feira, 2 de maio de 2018

Livro: Trabalhando valores em sala de aula




Sim, hoje se pode comprovar que as histórias podem sim ser usadas para se trabalhar valores em sala de aula, seja com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio.

Bem, compartilho este livro: ‘’Trabalhando valores em sala de aula – Histórias para rodas de conversa ‘’ de Cris Pizzimeti e que foi lançado pela Editora Vozes.

O livro fala sobre a importância de se fazer uma roda de conversas para se conversar com os alunos de uma forma menos tradicional, mas bem construtiva sobre valores humanos.

Creio que é uma proposta muito interessante, pois é criada assim uma nova estratégia de difundir culturas e temas transversais, de forma que o aluno se apodere de si.

O livro traz sugestão de textos que podem ser usados nas rodas de conversa. No total são 9, cada um direcionado a uma serie e com os valores que podem ser trabalhados.

Ao ler este livro me lembrei dos nossos livros: ‘’Contos Terapêutico: À Procura de respostas’’ e ‘’Contos Terapêuticos; A Roda Gigante e outras Histórias’’ ,lançados em 2016 e 2017, que possuem um ‘’Para Refletir’’ além de temas que os contos trazem  para serem refletidos.

Vou colocar algumas reflexões da autora que acredito que são bem ponderadas e que nos remetem ao resgate do uso de contos como um material ricamente educativo no processo de ensino-aprendizado quando bem trabalhado em sala de aula.

  -   O professor deve ter paixão pela docência para que este amor flua a tal ponto que o aluno seja envolvido pelo desejo de aprender.

- -  Aos alunos o conhecimento é uma porta que eles vão abrir para ter acesso a um mundo de novos conhecimentos.

- -  O uso de rodas vem dos povos indígenas que fazem suas reuniões e rituais em círculos para que os espíritos dos ancestrais possam estar presentes naquela roda.

Ah, Cris conta também suas experiências com seus alunos, tornando assim uma leitura que nos deixa mais a vontade em querer entender a sua proposta de intervenção pedagógica.

Indicação de leitura!

Bjs,
Alda de Cássia

* Imagem: Lojas Americanas