segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Dica de leitura: Loucas de amor-Mulheres que amam serial killers


Antes de compartilhar mais uma indicação de leitura, informo a quem possa interessar: Gosto ler livros que me façam entender sobre a ''mente humana''! Sim, um interesse que começou na adolescência assistindo muitos filmes de suspense psicológico e se perpetua até hoje.


Só que, não com tanto interesse como antes, até porque hoje, por escrever ‘’contos terapêuticos’’, preciso estar mais inteirada neste contexto, para que eu me aperfeiçoe na arte de contar histórias.

Escrever de forma acessível e com leveza de pensamento requer treino, tempo e esforço para buscar o desbloqueio da ‘’criatividade adormecida’’. E olha que não é uma tarefa fácil, já que busco ler pelo menos 4 horas por dia.

Mas, vamos o que interessa.Não é mesmo?(rs)

Este livro: "Loucas de amor – Mulheres que amam serial killers e criminosos sexuais’’ é do jornalista e roteirista da Rede Globo Gilmar Rodrigues e tendo Fido Nesti como ilustrador, foi lançado pela editora Ideias a Granel, em 2009.

Não foi um livro ‘’fácil de digerir’’, ou melhor, ler e reter sem sentir o impacto de perplexidade _ sim esta é a palavra mais próxima que encontrei para dizer ‘’chocada’’ com tudo que li.

Entretanto, é um livro com uma abordagem ‘’cuidadosa’’ nos relatos dos fatos reais, pois abordar um tema deveras estarrecedor sobre mulheres que se ‘’apaixonam’’ por criminosos sexuais a ponto de idealizá-los como ‘’deuses’’.

O autor foi bem explícito quando relata o perfil das mulheres citadas no livro. Onde a carência afetiva, o abono familiar, as agressões na infância, a ausência da figura paterna, a necessidade de proteger e de serem amadas e amar os que são injustiçados podem ser fatores determinantes para este ‘’interesse ‘’ afetivo.

No livro existem cartas escritas por elas aos seus ‘’amados’’ mostrando momentos de paixões, delírios e ciúmes, até relatos de mulheres que passam pela ‘’fila da visita intima’’ nos presídios. E por fim, o autor coloca um capitulo intitulado: ‘’Porque essas mulheres amam esses homens... ’’

Bem, o que posso falar sobre o livro?

Eu diria que vi ‘’o outro lado da moeda’’, como se costuma dizer, quando só vemos e ouvimos outro lado de uma história contada. Já havia assistido pela televisão relatos de mulheres e até lido em jornais e revistas, que se declaravam ‘’loucas de amor’’ por criminosos sexuais, mas o livro acabou me esclarecendo porque não devemos ‘’condenar’’ estas mulheres, pois o ‘’amor‘’ que nutrem tem um ‘’pé no passado afetivo   destrutivo’’ não elaborado...Assim o livro me fez refletir.

P.s: Desculpa, por esta partilha, mas nem de indicações com ‘’leveza literária’’  vive este blog  "Diário das Gêmeas Paraenses"! (rs).

Para trazer uma reflexão neste momento, aqui deixo uma frase:

“Quando se critica, estamos a julgar. Se julgarmos já não compreendemos, porque julgar implicar condenar ou absolver”. (António Lobo Antunes)

Alda de Cássia