sábado, 28 de maio de 2016

O silêncio fala?


Nosso bate-papo de hoje, é sobre ‘’o silêncio’’. Mas, quero saber se você acredita que o ‘’silêncio fala’’. Sei, sei é um modo figurado, porém você já pensou que, aquele ‘’olhar’’, que algumas vezes damos diante de alguém que insiste dizer que se preocupa com a gente é uma ‘’resposta’’?

Bem, eu confesso que algumas vezes fico calada diante das explicações do outro, até tentar entender o seu raciocínio em relação o que ele deseja falar. Até respondo ‘’no silêncio’’, mas me coloco no lugar do ouvinte e fico quietinha ouvindo.

Por exemplo, algumas vezes, percebo quando o outro omite informações que eu já sei, no entanto o deixo seguir em frente. Como dizemos: ‘’para ver até onde vai dar’’. Só observo, mas algumas vezes falo e demonstro que já sabia.

Por que estou falando sobre este assunto? Pois bem, dias desses, uma paciente me disse: ’’Sou cobrada pela minha família para falar o que sinto. Eu não falo. Então, eles pensam que estou mal, por não falar que estou mal. Mas eu não estou mal !’’.

Durante a atividade terapêutica auto expressiva refletimos: "Será que, o silêncio fala?’’. A paciente disse que ‘’sim’’! Ela me perguntou o que pensava: E eu disse: "Penso que o que fala é o corpo. Sim... O olhar, a voz, os tiques, por exemplo.

E para você: O silêncio ‘’fala’’ ou o corpo ‘’fala’’?

Bjs,
Alda