sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Livro:Macbeth



Que livro bem interessante: ‘’ Macbeth - Shakespeare para todos ’’. Outros títulos desta série são: Hamlet, Otelo, Rei Lear, Romeu e Julieta e Sonho de uma Noite de Verão. 

Este livro foi escrito por Jennifer Mulherin e ilustrado por Roger Payne. A editora é a Manole e foi lançado em 2002, com ilustrações que somam na beleza do contexto. 

Um livro para adolescentes? Não. Não também para adultos que gostam de ler Shakespeare. Aliás, como a autora diz: ‘’Nada substitui assistir-se à encenação de uma peça de Shakespeare. Só assim será possível realmente compreender porque Shakespeare é nosso maior dramaturgo e poeta... ’’.


O certo, é que Macbeth é uma bela peça, apesar de ser trágica! O personagem, Macbeth, é um retrato de como o ser humano pode se deixar influenciar pela cobiça do poder, a ponto de ser capaz de aniquilar seus rivais ‘’sem dó nem piedade’’.

A autora faz suas ponderações em cima da peça. Relata que, no início, Macbeth era um soldado ‘’corajoso e um homem bom’’, mas que depois que encontrou 3 feiticeiras pelo caminho, ele sucumbiu ao mal.

Naquela época, as feiticeiras eram temidas, já que eram maldosas e ‘’sanguinolentas’’. No início, ao ser informado por elas que seria barão e rei no futuro, não acreditou. Porém, quando soube que seria nomeado Barão de Cawdor, ele começou a pensar na ideia de ser Rei da Escócia.

Na verdade, Shakespeare queria com a peça homenagear o Rei da Inglaterra, Jaime I, que era na verdade Jaime VI, rei da Escócia e que era filho de Maria Stuart, rainha dos escoceses, que foi uma mulher bonita, porém frívola, tendo sido condenada à execução por enforcamento, assim como fazia com os seus súditos.

Portanto, quando Shakespeare faz a relação do herói ‘’Banquo’’ na sua peça, ele queria na verdade elogiar ‘’O rei Jaime’’ e seus ancestrais. O que significava apoiá-lo como legítimo herdeiro inglês.

Enfim, um livro que vale a pena ler!

Super sugestão de leitura!

Bjs,

Alda