terça-feira, 12 de março de 2019

Livro: Boa Companhia – Crônicas


Aqui compartilho um livro que me fez largar o livro no meio da crônica. Hummm?Sim, a crônica era: ‘’O silêncio das inocentes’’ a crônica é de Geraldo Mayrink.Pois bem, o livro foi organizado por Humberto Werneck e foi lançado pela editora Companhia das letras tendo, entre as 42 crônicas, as crônicas de: Rubem Braga (Viúva na praia), Luis Fernando Veríssimo (Grande Edgar), Humberto de Campos (O campeonato dos defuntos).

Após as devidas informações sobre o livro, quero dizer que: Saí correndo para a cozinha fazer ‘’ovos fritos’’ com direito a orégano, cheio verde, manteiga, azeite de olíva e queijo ralado, que por sinal ficou ‘’supimpa‘’ de gostoso.

Bem, a crônica começa com a indignação do escritor dizendo que estão dando carvão vegetal às galinhas. Nesta crônica que aqui apresento, ele faz relato da vida das galinhas e da falta de protesto pela vida das penosas.

A crítica feroz é que as galinhas crescem, botam ovos e morrem no mesmo lugar, na situação de cativeiro, sem que ninguém faça um protesto pela vida delas.Fazem protesto contra a captura dos micos-leões dourados, araras e outros bichos de possível extinção, menos as galinhas e vai longe dizendo que a Gisele  Bündchen fez campanhas de outros animais , mas nada nadica para as galinhas.

Segundo o escritor, as galinhas não possuem porta-voz por isso são vítimas que só servem para gerar bilhões e meio de reais por ano ou terem os seus nomes sendo usados por mulheres assanhadas.

Enfim, o livro é imperdível e a cada folha virada a vontade de ler, ler aumentaaaaaaaaaaaaaaaaa e confesso além de contos gosto muito de ler crônicas e por isso, sempre que posso pego emprestado umas para aguçar minha vontade de conhecer este estilo literário.

Bjs,
Alda de Cássia


 *Imagem: Companhia das Letras