terça-feira, 14 de julho de 2015

Livro: Não se desespere ! – Provocações Filosóficas.


Mais um livro de forte impacto em nosso pensar.Sim,porque precisamos, uma vez ou outra, ler livros que nos façam refletir em que universo social e político estamos.

O livro é do filosofo e escritor Mario Sérgio Cortella, cujo título é ‘’Não se desespere! Provocações filosóficas", lançado pela editora Vozes, que já está em sua 7 edição.

Uma posição bem realista do autor é quando ele diz que ‘’O poder público é onde nós exercemos a nossa ação cidadã. Há coisas que eu aprendo, há coisas que eu ensino. O que eu não posso é ficar numa postura de acomodação, de entorpecimento, achando e dizendo o tempo todo: ’’Alguém tem de fazer alguma coisa’’. Essa frase tem uma resposta direta: Sou eu,como cidadão e cidadã, que tenho de fazer.

Perfeito!

O livro todo é muito reflexivo e me fizeram repensar em muitas coisas, até porque, em época de eleições escuto sempre: ‘’Eu vou votar nele, porque não tem outro’’, ‘’vou anular meu voto, assim não vou ser culpada pelo resultado’’ ou até mesmo ‘’Não adianta fazer nada, porque não vai dar em nada, só para quem têm dinheiro algo acontece”.

Aqui, como de costume vou colocar umas de tantas coesas reflexões que tornam o livro uma ‘’viagem de saídas e entradas’’ na realidade que vivemos hoje no Brasil.

ü ‘’Felicidade é a gratuidade, isto é, o não obrigatório, que, quando ocorre,você sente a vida pulsar’’.

ü ‘’... E a felicidade não é só a ausência de atrito.A felicidade é a possibilidade de não fazer com que o atrito se transforme em ruptura.Porque o atrito, inclusive, é parte do mundo físico.Mas,a a felicidade é quando entendemos que a vida está em equilíbrio’’

ü ‘’ Natureza colocou em nós dois mecanismos de defesa: Dor e Medo. Sem esses, deixaríamos de ser alertas e de ficar em estado de atenção; afinal, a maior vulnerabilidade é supor-se invulnerável. O medo, portanto, não nos ameaça, a não ser quando se torna exagerado (e vira pânico), ou irracional ou obsessivo, saindo do território da prontidão e entrando no território da doença’’.

O certo é que penso que, viver é uma aventura entre pontes, córregos e estradas asfaltadas ou não. Quer caminhar? Saia preparada para a caminhada. Não se desespere se cair um dilúvio ou você cair em um buraco, porque até o buraco ensina você que é preciso levantar e seguir.

Dica de hoje!

Bjs,

Alda