sábado, 8 de agosto de 2015

Livro: Michel Foucault - Estética: Literatura e Pintura, Música e cinema.


Muito interessante este livro. Foi organizado e selecionado por Manoel Barros da Motta, tendo tido a tradução de Inês Autran Dourado Barbosa e lançado pela editora Forense Universitária.

O certo é que o filósofo Frances Michel Foucault deixou um legado de suas obras, um grande acervo de conhecimentos. Até porque, ele também foi formado em Psicologia e Filosofia, o que fez que seus textos fossem tão existenciais e filosóficos.

Aos 28 anos de idade, ele publicou seu primeiro livro, ’’Doença Mental e Personalidade’’, em 1954. Mas o seu auge ocorreu com a publicação em 1961 de ‘’’História da Loucura na idade Média’’.

Vou compartilhar pequenos trechos reflexivos desse grande filósofo de todos os tempos. Ok?

v ‘’Escrever para não morrer, como dizia Blanchot, ou talvez mesmo falar para não morrer, é uma tarefa sem dúvida tão antiga quanto a fala’’.

v ‘’Os deuses enviam os infortúnios aos mortais para que eles os narrem; mas os mortais os narram para que esses infortúnios jamais cheguem ao seu fim, e que seu término fique oculto no longínquo das palavras, lá onde elas enfim cessarão, eles que não querem calar’’.

O livro é muito interessante!

Dica de hoje!

Bjs,

Alda