terça-feira, 20 de setembro de 2016

Livro: Fábula


Hoje, estou feliz por compartilhar mais um livro de fábulas. Quem gosta de fábulas, contos, lendas e mitos sabe bem o que estou falando!

O livro é: "Fábulas" de Robert  Louis Stevenson. Ele foi lançado em 2012,  pela editora Aquariana e faz parte da Coleção Vasto Mundo.

Qual a fábula que escolhi? Bem, antes de falar sobre a escolhida, eu  gostaria de falar um pouco sobre o autor. Ok? Robert Stevenson foi imortalizado após escrever o livro: "A Ilha do Tesouro" e o "Médico e o Monstro".

Este livro foi publicado após a sua morte, em 1895. Uma obra original, com um estilo bem diferenciado. Como? O autor criou fábulas não muito acessíveis, pois é necessário ter muita atenção para compreender, já que o "problema moral" não é tradicionalmente perceptível.

Na verdade, o autor era muito irreverente. Por isso, filosofia, leis, regras, doutrinas e ciência acabavam sendo ironizados por ele, porém de forma a levar o leitor a questionar a posição do homem no mundo.

Bem, escolhi "O estrangeiro notável", que conta a história de um alienígena que chegou á Terra. No lugar da aterrissagem, ele encontrou um filósofo e ambos iniciaram um diálogo.

 Ao caminhar pela floresta, o alienígena observou as árvores ao redor e logo procurou saber o que eram. O filósofo disse: "São apenas plantas... São seres vivos, mas estão fora de todo interesse".

Então, seguiram e o alienígena não concordou, pois para ele pareciam ter "excelente conduta". E perguntou se nunca falavam? Tendo como resposta: "falta-lhes o dom".

E foram seguindo em frente, já que tudo que o alienígena falava o filósofo dizia que não eram pessoas, assim como troncos de árvores e até vacas.

Quanto às vacas, ele perguntou se eram pessoas, o que foi negado, no entanto ficou intrigado sobre o motivo delas estarem sujas e de comerem de cabeça baixa.Tendo sido explicado em detalhes!

A seguir foram a uma cidade. O alienígena viu as ruas repletas de homens e mulheres. E disse: "Estas pessoas são muito esquisitas’’.

Neste momento, o filósofo exaltou dizendo que era o "povo da maior nação da Terra". O alienígena então fez uma ironia: "São mesmo?" E para deixar bem claro sua opinião "rematou": "Não parece".

Ufaaaa! Confesso que deu "trabalho" tentar fazer um pequeno resumo sobre  a fábula, sem deixar que perdesse a "essência", mas creio que consegui!

Dica de leitura!

Bjs,

Alda