quinta-feira, 1 de março de 2018

Livro:Mal Secreto - Inveja



Ao escolher mais um livro para compartilhar hoje, aqui no Blog, encontrei um do escritor Zuenir Ventura. Qual? "Mal Secreto - Inveja", que foi lançado pela Editora Objetiva.

Bem, costumo não só postar uma indicação de leitura como gosto de fazer um mini-resumo da obra. Algo muito prazeroso, já que compartilhar boas leituras é o que me motiva a postar na coleção ‘’’Uhuu literário’’.

Ao fazer uma pesquisa sobre ‘’Inveja’’ encontrei algumas frases reflexivas que vou postar antes de falar sobre o livro do Zuenir. Ok?

Encontrei as seguintes:

ü ’Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir alguém’’ (Papa Francisco)

’   "A inveja é a falta de fé em si mesmo‘’
    (Ditado Árabe)

    ‘’Inveja é doença, e eu te desejo melhoras’’ (Autor desconhecido)

 ‘’Deixem que falem mal de ti, as pessoas costumam criticar quem elas querem ser‘’
    (Google)

 ‘  "Que toda inveja vire massa muscular’’
    (Google)



Hummmm... Para se refletir, não é mesmo?Então vamos lá!


Retornei com mais uma preciosidade. Sim, agora compartilho o livro do escritor Zuenir Ventura, que faz parte da coleção Plenos Pecados. Fala sobre o que é INVEJA... Dito por muitos como um pecado ''quase mortal''.


Cita definições sobre a palavra ‘’inveja’’, por vários compositores, escritores e filósofos. Por exemplo, ’’Sucesso no Brasil é ofensa’’, dita por Tom Jobim e ‘’O invejoso chora mais o bem alheio do que, o próprio bem’’... Francisco Quevedo.

Um livro que fala sobre a inveja, sem ‘’máscaras’’, sendo ela um dos 7 pecados capitais.Este  livro é uma analogia também com a doença que destrói de forma invisível, o câncer.

Foi mais de um ano de pesquisa com psicanalistas, por exemplo. Faz relatos pessoais com reflexões precisas.

Ele inicia o livro com um ALERTA:

‘’Aos navegantes, os que pretendem empreender esta viagem, o autor pede que levem consigo, no caso de ser perderem, 3 distinções básicas: Ciúmes é querer manter, o que se tem; Cobiça é querer, o que não se têm e Inveja é não querer que o outro tenha’’.

E, preste atenção, a inveja é um vírus que se caracteriza pela ausência de sintomas aparentes. O ódio espuma, a preguiça se derrama, a gula engorda, a avareza acumula, a luxúria se oferece, o orgulho brilha; só a inveja se esconde e que tome cuidado... ’’

Ah! Existem histórias com personagens que refletem sobre o tema ‘’inveja’’. Cito dois personagens: A emergente Vera Loyola e um padre.

‘’O verdadeiro amigo não é o que é solidário na desgraça, mas o que suporta o seu sucesso’’(Vera Loyola).

‘’ A solidariedade na alegria é muito rara. Inveja é como a serpente, seu símbolo ataca de perto’’(O padre).


Muito interessante!Vale a pena ler na íntegra!!!
Dica de Hoje!

Bjs ,

Alda de Cássia  

*Imagem: Livraria Cultura e Wikipedia