sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Cigarro causa diabete?























Em minhas pesquisas sobre os prejuízos do cigarro para a saúde já que, tenho atendido pacientes internados como quadro de câncer devido ao tabaco, descobri em um artigo da Revista ‘’Saúde é vital’’ que o cigarro pode causar diabete até para quem é fumante passivo.

É importante ressaltar, que em um cigarro tanto a nicotina quanto a fumaça causam sérios prejuízos tanto no controle da glicose, até problemas no fígado, na musculatura, assim como no tecido adiposo.

Uma pesquisa publicada na revista cientifica ‘’British Medical Journal’’, constatou que os voluntários que tragavam cerca de 10 cigarros por dia se tornaram pré-diabéticos nesse período e os fumantes passivos obrigados a ‘’fumar’’ em média 12 horas por semana ficaram resistentes à insulina.

É certo que, o cigarro não contribui sozinho para o diabete uma vez que, existem fatores de riscos. Por isso, é importante ressaltar que fumar pouco não é diferente de fumar muito, pois a nicotina e a fumaça são perigosas ao organismo e o ato de fumar é devastador de todas as formas a saúde.

Bjs,
Alda de Cássia 

*Imagem: Sociedade Brasileira de Diabetes