domingo, 23 de março de 2014

Amar uns aos outros, como a si mesmo.



Como hindu, Gandhi não poderia andar na mesma calçada que os cristãos quando esteve na lei da África do Sul. Este foi o argumento dado a ele diante da sua indignação com tal descaso com o  ser humano.Ele disse:’’Temos  que  lutar, todos somos filhos de Deus’’.

Os hindus eram contratados para trabalhar nas minas e nas plantações e não ser mais que isso. Ser representante do povo era uma afronta ao Império, mas Gandhi falava da necessidade de ‘’amar uns aos outros, como a si mesmo’’.

Ao ser visitado por um reporte britânico, na área onde estava sendo construída uma comunidade, o mesmo disse a Gandhi que ele deveria se orgulhar pelo feito. Ele respondeu, com a sua simplicidade, que aquela obra não deveria ser motivo de orgulho.

Até sua esposa teria que lavar o banheiro e quando a mesma o questionou, já que, só os ‘’párias’’ o lavariam, ele respondeu ‘’que eram princípios’’ e quase a  expulsou da comunidade. Porém, após se desculpar pelo pedido, ela não só o perdoou, como o fez.

Não desejo contar o resto do filme, já que espero que você tenha a oportunidade de vê-lo. Mas vou deixar um trecho de uma parte do discurso de Gandhi a um grupo de hindus e muçulmanos que iriam lutar contras as leis imperiais. Cito:

‘’ Podem torturar o meu corpo...
Quebrar os meus ossos...
...E até me matar...
Então, eles terão o meu cadáver...
Mas, não a minha obediência ‘’

Este é o filme que mostra o coração e a alma de um homem... GANDHI!!

Até amanhã !!!
Bjs da Alda