sábado, 3 de maio de 2014

Livro: ’’Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia’’






Hoje, vou falar sobre o livro do escritor Paraense Walcyr Monteiro chamado: ’’Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia."

Na apresentação do livro, o escritor paraense faz um pedido: ’’não deixe de divulgar, formando, assim, um elo na cadeia de preservação da nossa cultura’’.

Não o conheço pessoalmente, mas tenho praticamente todas as edições encadernadas sobre seu universo de lendas e assim tornei-me uma de suas fãs. Hoje, quero compartilhar com vocês um de seus belos livros, Ok?

O próprio Walcyr diz: ’’Mistérios e mais mistérios povoam os lagos, igarapés, furos e pananás, em toda a floresta amazônica. Seres fantásticos habitam estes lugares, desafiando a coragem dos mais audazes, que muitas vezes, pálidos de pavor, ficam mudos diante do inexplicável’’.

Vou falar hoje, de uma de suas lendas: ’’Uma luz no Rio’’, contada por D. Luzia Chaves Almeida, que nasceu em Afuá, Estado do Pará.

É evidente que, não tenho o dom da escrita deste grande escritor,mas vou tentar contar pelo menos uma de suas lendas, para que vocês possam apreciá-la...Segurem-se...Preparem-se...Corageem, que agora vou trazer você até o nosso Pará com voo...Prometo que com volta(rs). 

No Pará, os rios servem de transportes para os seus moradores, os ribeirinhos, como são chamados. Esta história aconteceu na década de quarenta.

Os personagens são D. Carolina e seu Sabino que moravam no Rio Tartaruga, em Afuá. Eles gostavam muito de viajar pelos rios, principalmente pelo rio Vieira, cuja paisagem era belíssima.

Tudo aconteceu numa noite de sexta-feira, em mais um de seus passeios noturnos...

Amanhã, conto o que aconteceu...
Bjs da Alda