terça-feira, 16 de outubro de 2018

Série Artistas Essenciais- Cézanne


Bem, tenho me dedicado a ler mais sobre arte, pois estou na ‘’fase’’ da pesquisa para formação de novos personagens para os meus próximos contos.

Sempre gostei de observar detalhes das pinturas, dos grandes mestres da pintura desde Tarsila do Amaral a Pablo Picasso, pois vejo nas suas obras, por exemplo, a saída da zona da criatividade adormecida.

Pois bem, terminei de ler ‘’Série Artistas Essenciais’’, no caso, o grande Paul Cézanne, pintor pós-impressionista francês, que era muito minucioso na composição de suas obras chegando a ficar horas sentadas em frente às pinturas dos grandes mestres, no Louvre, que segundo ele era a forma de aprender a pintar.

No inicio de sua carreira, Cézanne chegou a expor 16 pinturas na terceira exposição impressionista, mas foi muito criticado, já que desenvolvia o seu próprio estilo ao lado de artistas como Van Gogh, Gauguin e Seurat.

Cézanne era muito minucioso na construção de suas pinturas, pois ele usava as cores para construir formas sólidas e, por curiosidade ele usava uma cor para representar um tom de um objeto e assim não usar linhas ou sombras.

Enfim, aqui vou deixar um link de um vídeo cujo crédito é do professor Linnell, que fez parte de uma série, ‘’Os impressionistas’’, pela TV Escola.

Bjs,

Alda de Cássia 


*Imagem:Das Arte                                                  https://youtu.be/5aI8k1V_usU