quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

AMAR é para poucos!

     

Veio ao mundo. Um choro. Pele fria. Frio de extremidades. Expectativa de pai. Ansiedade de mãe e festejo de família. Sentimentos misturados. Choro e sorrisos. Ligações e fotos. Tudo devidamente registrado.

Foram 9 meses...Ops, uns até antes. Para os braços da mãe. Para uma incubadora. No mesmo dia. Chegadas diferentes. Amamentação. Dor na pós. Certezas e incertezas.

Quer mamar. Quer colo. Quer carinho. Que ser amado! Veio planejado. Foi descuido ou veio desejado. Enxoval. Era o meu quarto. Agora o quarto dele...O papai ''babando'' de tanta felicidade.

Sono em alerta. Arroto que não chega. Gases. Fraldas sujas. Existe manual? O que comer? O que vestir? Vai mudar? Berço ou cama? Sozinho ou na cama com papai e mamãe?

Respira. Transpira. Sua vida mudou. O amor chegou. Deus presenteou. Seja mãe. Seja pai e mesmo que seja ex-marido ou ex-esposa...Não existe ex-pai ou ex-mãe...É seu filho(a)!!!

''Amar é pra poucos''...AME! AME! AME!

Enfim, minha missão na terra não me oportunizou ser mãe, mas amoooooooo quando tenho que ajudar uma mãe a amamentar o seu filho...Amoooo quando no meu colo, ensino a mãe como carregar e colocar para arrotar...Amooooo a fazer manejos para dormir no berço...E quanto ao pai?

Ahhh, sempre pergunto: ''Papai, você sabe carregar? Colocar para arrotar? e quando respondem, nãoooo...Digo: ''Vou te ajudar, e, você só vai passar nas ''Etapas do ENEM'' após a prova final. Certo?'' Muito risos ao quadro escuto na Maternidade (rs RS)

 

Alda de Cássia 

*Foto: Arquivo pessoal