terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Livro: Los trapiés de Alicia Paf.


Simmmm...Um livro para crianças a partir dos 8 anos de idade, que hoje vou compartilhar com você! Comprei este ano, na Feira do Livro no Hangar (Centro de Convenções da Amazônia), onde o país homenageado era o Japão.


O autor é o italiano Gianni Rodari e a ilustradora é Montse Ginesta, nascida em Seva (Barcelona), tendo Mario Merlino como tradutor e foi lançado pela editora Anaya.

Um livro bem interessante! Confesso,que o li com um dicionário de espanhol ao lado,pois o meu espanhol é ‘’meio arranhado’’(rs). Algumas palavras que não são do meu ‘’arquivo mental’’ foram traduzidas para melhor compreensão.

O conto é sobre uma menina de 7 anos de idade , a Alice Paf. Por que Paf? Porque, de tão curiosa, ela sempre cai e ‘’paf’’. Ela é pequena e se mete dentro do despertador e de uma garrafa.

‘’Ésta es la historia de los traspiés de Alicia Paf,que paf,se caía siempre y por todas partes.’’

O seu avô, sempre que vai ao quarto de Alice, tenta encontrá-la, mas ela está entre as peças de um despertador, por exemplo. Quando foi ao mar, se meteu dentro de uma concha. Ao se meter com as pombas, viajou pelos ares. No circo fez marabalismo nos trapézios.

Ela também, se meteu dentro de um livro de contos, quando o ganhou de presente. O certo é que seus pais são muitos ocupados e deixam Alice Paf com o seu avô.

Quais os valores que o conto quer aguçar nas crianças? A curiosidade, a sinceridade, a responsabilidade com os amigos, ajuda, compreensão e coragem.

Lembrei da época de infância, em que eu e a ‘’mana abençoada’’ caíamos muito dos patins,pois fazíamos nossas ''estripulias'' e também gostávamos de montar e desmontar as nossas bonecas.

Infelizmente, nossos avôs não compartilharam de nossa infância. Por parte de mãe já era falecido quando nascemos e, por parte de pai, ele era cego.

Vou deixar um conselho: Um livro é um pássaro que voa sem sair do lugar. Então, se você é avó ou avô, crie o hábito da leitura com seus netos, pois toda criança deve sonhar em seu imaginário, para que cresça mais saudável e criativa.

Bjs,

Alda